Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Obra de arte virtual na Unifesspa une interatividade e consciência ambiental

  • Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2016, 09h36
  • Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2016, 10h22
  • Acessos: 5043

DSC 00381Uma obra de arte instalada na Unidade III do Campus de Marabá vem chamando a atenção da comunidade acadêmica. No gramado em frente ao prédio do Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA), uma plaquinha discreta avisa: "Aqui está uma obra de arte virtual”. Logo abaixo o endereço eletrônico para os interessados em vivenciar uma experiência de arte no ambiente digital. Seguindo os passos indicados no site http://castanheiravirtual.blogspot.com.br/, o visitante pode interagir com a obra artística pelo celular. 

Trata-se do projeto “Castanheira Virtual”, coordenado pelo professor Teófilo Augusto, em mais uma experimentação do Media Lab/Unifesspa. Ao fazer o escaneamento de uma imagem no Mural do ILLA, aparece uma castanheira virtual e os visitantes podem tirar fotos interagindo com a imagem em 3D. O desenho foi feito pelo estudante de Artes Visuais e bolsista do projeto, Lívio Fagundes. A obra batizada de “Gigante” é parte de uma experimentação de Arte Tecnológica e Digital em ambiente de Realidade Aumentada, executada pelo Laboratório. A obra será apresentada no #15.ART -  Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, evento que acontecerá em outubro, em Brasília. 

Na tarde de ontem (13), um grupo de estudantes de Economia foi conferir a novidade. “Foi uma experiência bastante interessante e divertida. Além de nos levar a uma reflexão crítica sobre o desmatamento na Região”, afirmou Edileuza Borges, destacando a preocupação e apelo ambiental implícito na obra.  Nailma Santos também ficou encantada com o projeto e aproveitou para postar o resultado da interação com a obra virtual em suas redes sociais. 

De acordo com o professor Teófilo Augusto, a expectativa é que o Media Lab possa desenvolver um aplicativo próprio para experimentação de arte digital. "Estamos testando a parte técnica e queremos trabalhar na construção do nosso próprio aplicativo, para que possamos utilizá-lo para a interação e experimentação em outros projetos, podendo, por exemplo, ter aplicação real em sala de aula e em outros serviços da própria Universidade", detalhou.

O professor aproveitou para convidar toda a comunidade Unifesspa a interagir com o experimento. “Pedimos apenas que aqueles que interagirem com a obra, publiquem o resultado de suas interações com #medialabunifesspa”, observou o professor.

71aa0881 4022 4537 b58c dcfdfb6f05de   e0a0e2dc f7b4 4128 ae91 927ee20436be

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira o passo a passo para interagir com a obra 3D

1 - Para aproveitar a tecnologia da Realidade Aumentada aplicada a um objeto tridimensional, nesse caso, uma castanheira, primeiro, é necessário o download do aplicativo Augment, que é um software de Realidade Aumentada para dispositivos móveis que possibilita a visualização de objetos tridimensionais e está disponível para iOS e Android. 

 

passo1

 

2 - Depois de fazer o download, aparecerá em sua tela um menu igual ao da imagem à esquerda abaixo. Selecionando iniciar, você poderá criar uma conta. Depois, no menu superior esquerdo da mesma tela, clique em "scan", assim como mostra a imagem à direita.

passo2

 

3 - Para visualizar a obra, vá até uma a placa indicativa na Unidade III, Campus de Marabá apontando a câmera para a imagem de rastreio já com a opção "scan" selecionada, (a imagem de rastreio é o mural do Prédio do ILLA). Espere o Augment reconhecer a imagem e carregar a obra. Pronto, agora é só interagir com ela. Para acessar a obra virtual é preciso estar com conexão de Internet. 

Fim do conteúdo da página