Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Decano do Conselho Universitário, professor Carlos Renato Francês, assume gestão da Unifesspa

  • Publicado: Quinta, 19 de Maio de 2016, 11h02
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59
  • Acessos: 1560

ren01O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica da Unifesspa, professor doutor Carlos Renato Francês, assume a Gestão da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), no exercício das funções da Reitoria.

Ele foi investido na condição de decano do Conselho Universitário (Consun), por ser o membro mais antigo no Conselho. Por 20 votos a 16, o Consun decidiu acatar o parecer nº 073/2016 da Procuradoria Geral- Unifesspa. De acordo com o parecer, diante da inexistência de norma no âmbito da Unifesspa que defina as atribuições do decano, utiliza-se as disposições contidas no Regimento Interno da UFPA, conforme Resolução nº 004/2014, do Conselho Universitário da Unifesspa.

Após os debates na reunião extraordinária, que durou mais de quatro horas, os conselheiros aprovaram, ainda, a formação de uma comissão eleitoral, com três representantes de cada segmento universitário, para conduzir o processo de consulta à comunidade acadêmica para a formação de uma lista tríplice com os nomes indicados para os cargos de reitor e vice-reitor.

A comissão é formada pelos seguintes membros: Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, Thaisa Teixeira Ferreira Campos e Tatiani da Luz Silva e suplente Júlia Silva de Paulo (técnico-administrativos); Eduardo de Melo Salgueiro, Sidnei Cerqueira dos Santos e José Stênio Gonzaga e suplente Miraci Matos do Carmo (Docentes); e Gracilene Amaral de Oliveira, Eduardo Nunes da Silva e Tayllon Saraiva Fonteneles e suplente a ser indicado posteriormente (estudantes).

Ao final da reunião, foi definida a data de 3 de junho de 2016, para apreciação da minuta do Regimento da Consulta Eleitoral à comunidade acadêmica sobre o futuro reitor ou reitora da Unifesspa.    

Renúncia

Antes de entregar a carta de renúncia aos membros do Conselho Superior da Unifesspa, o professor doutor, Maurílio de Abreu Monteiro, fez um discurso relembrando o início do processo de implantação da Unifesspa. Ele agradeceu a forma respeitosa e carinhosa como foi recebido por professores da Instituição, agradeceu o carinho e atenção recebida dos técnico-administrativos e enalteceu o corpo de alunos, razão de existir da Universidade Pública.

Em seguida, apresentou os motivos de sua renúncia com a leitura da carta. “Adoto essa posição porque, como sabem, fui nomeado pelo Ministro Mercadante, investido ele de poderes delegados pela Presidenta Dilma, para conduzir a implantação da Unifesspa, na condição de Reitor pro tempore. Tarefa que, muito claramente, ainda não se encontra concluída. Entrementes, na atual configuração da arena política, estou convencido que a renúncia ao cargo de Reitor pro tempore da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará é a alternativa que o momento requer. Tal ato reduz, mesmo que um pouco, o quadro de incertezas e dúvidas que pairam sobre a nossa Instituição. Posto que, a vacância do cargo, nos termos da legislação em vigor, confere a esse Conselho Universitário a prerrogativa de organizar o processo eleitoral visando compor a lista com os nomes a serem indicados pela comunidade universitária para ocuparem os cargos de Reitor e de Vice-Reitor da Unifesspa, uma vez que o cargo de Vice-Reitor já se encontra vago”, declara em um trecho da Carta de Renúncia.

Confira a carta de renúncia na íntegra. 

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página