Decano do Conselho Universitário, professor Carlos Renato Francês, assume gestão da Unifesspa

• Publicado: Quinta, 19 de Maio de 2016, 11h02
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

ren01O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica da Unifesspa, professor doutor Carlos Renato Francês, assume a Gestão da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), no exercício das funções da Reitoria.

Ele foi investido na condição de decano do Conselho Universitário (Consun), por ser o membro mais antigo no Conselho. Por 20 votos a 16, o Consun decidiu acatar o parecer nº 073/2016 da Procuradoria Geral- Unifesspa. De acordo com o parecer, diante da inexistência de norma no âmbito da Unifesspa que defina as atribuições do decano, utiliza-se as disposições contidas no Regimento Interno da UFPA, conforme Resolução nº 004/2014, do Conselho Universitário da Unifesspa.

Após os debates na reunião extraordinária, que durou mais de quatro horas, os conselheiros aprovaram, ainda, a formação de uma comissão eleitoral, com três representantes de cada segmento universitário, para conduzir o processo de consulta à comunidade acadêmica para a formação de uma lista tríplice com os nomes indicados para os cargos de reitor e vice-reitor.

A comissão é formada pelos seguintes membros: Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, Thaisa Teixeira Ferreira Campos e Tatiani da Luz Silva e suplente Júlia Silva de Paulo (técnico-administrativos); Eduardo de Melo Salgueiro, Sidnei Cerqueira dos Santos e José Stênio Gonzaga e suplente Miraci Matos do Carmo (Docentes); e Gracilene Amaral de Oliveira, Eduardo Nunes da Silva e Tayllon Saraiva Fonteneles e suplente a ser indicado posteriormente (estudantes).

Ao final da reunião, foi definida a data de 3 de junho de 2016, para apreciação da minuta do Regimento da Consulta Eleitoral à comunidade acadêmica sobre o futuro reitor ou reitora da Unifesspa.

Renúncia

Antes de entregar a carta de renúncia aos membros do Conselho Superior da Unifesspa, o professor doutor, Maurílio de Abreu Monteiro, fez um discurso relembrando o início do processo de implantação da Unifesspa. Ele agradeceu a forma respeitosa e carinhosa como foi recebido por professores da Instituição, agradeceu o carinho e atenção recebida dos técnico-administrativos e enalteceu o corpo de alunos, razão de existir da Universidade Pública.

Em seguida, apresentou os motivos de sua renúncia com a leitura da carta. “Adoto essa posição porque, como sabem, fui nomeado pelo Ministro Mercadante, investido ele de poderes delegados pela Presidenta Dilma, para conduzir a implantação da Unifesspa, na condição de Reitor pro tempore. Tarefa que, muito claramente, ainda não se encontra concluída. Entrementes, na atual configuração da arena política, estou convencido que a renúncia ao cargo de Reitor pro tempore da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará é a alternativa que o momento requer. Tal ato reduz, mesmo que um pouco, o quadro de incertezas e dúvidas que pairam sobre a nossa Instituição. Posto que, a vacância do cargo, nos termos da legislação em vigor, confere a esse Conselho Universitário a prerrogativa de organizar o processo eleitoral visando compor a lista com os nomes a serem indicados pela comunidade universitária para ocuparem os cargos de Reitor e de Vice-Reitor da Unifesspa, uma vez que o cargo de Vice-Reitor já se encontra vago”, declara em um trecho da Carta de Renúncia.

Confira a carta de renúncia na íntegra.