Projeto de assistência estudantil leva oficinas de informática para discentes dos campi fora de sede

• Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2022, 18h38
  • Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2022, 19h49

O Programa de Apoio Pedagógico (Papu) irá oferecer oficinas de informática básica para os discentes da Universidade Federal do Sul e Sudeste (Unifesspa) em seus campi fora de sede. Coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), o programa de acompanhamento pedagógico terá suas primeiras oficinas do ano nos dias 4 e 5 de outubro, nos campi da Unifesspa em Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara.

O programa é dividido em três projetos: Pertencer, Lótus e Espiral. No Projeto Pertencer, o objetivo é apresentar a estrutura da Unifesspa, os programas de assistência vigentes e suas formas de ingresso, levando o aluno a ter acesso a informação e assim dar autonomia do discente na procura por seus direitos além de apresentar a equipe responsável pela Diretoria de Assistência Estudantil.

Após a apresentação e acolhida desses alunos serão traçadas estratégias para superar os problemas de aprendizagem que porventura existirem e aprimorar técnicas de estudo. As atividades desse projeto incluem: encontros com alunos a cada novo período letivo; formação permanente da equipe do programa; reuniões mensais para estudos de casos.

O Projeto Lótus representa a flor que nasce do lodo. Associada muitas vezes à superação das dificuldades, ao renascimento espiritual, a lótus emerge das águas escuras para desabrochar uma flor branca e rosa na superfície. Lótus batiza o projeto que vai acolher e debater o feminino na Unifesspa e fora dela. Questões como maternidade, trabalho, assédio, direitos, saúde, afeto estarão presentes em rodas de conversa, palestras e oficinas.

No Projeto Espiral entende-se que as lacunas de aprendizagem apresentadas no ingresso da vida acadêmica podem causar impactos extremamente negativos, desde a retenção até o abandono do curso por dificuldade em acompanhar as disciplinas. Este projeto busca proporcionar ao estudante o nivelamento dos conhecimentos para que ele possa superar quaisquer dificuldades formativas apresentadas. As atividades incluem: oficinas e minicursos de produção textual, Matemática, Física, Química, Computação e Economia realizadas em parceria com cursos e Institutos, certificados pela Proex.

Esses projetos servem para dar apoio à assistência estudantil que tem como foco a permanência do aluno na universidade. "O trabalho da assistência com esse programa é dar esse apoio e garantir que as dificuldades sejam vencidas. E uma das primeiras dificuldades que foram  observadas foi a dificuldade com a informática, em manusear computadores e isso trouxe grandes problemas porque se ele não consegue manusear a máquina ele não consegue acessar os auxílios", afirma a coordenadora do programa, Tânia Menezes.

O programa funciona com a seleção de discentes para serem bolsistas responsáveis por fazer as oficinas para outros estudantes. Ainda segundo a coordenadora, os alunos bolsistas são extremamente solícitos, empáticos e conhecidos como papuzeiros, porque se preocupam com a aprendizagem dos colegas.  A ideia do projeto é que todos os alunos da Unifesspa passem por essas oficinas, fora de sede e também em Marabá. Para mais informações visite a página da Proex.