Faculdade de comunicação da Unifesspa lançará projeto de combate a desinformação e letramento midiático

• Publicado: Terça, 16 de Agosto de 2022, 17h37
  • Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2022, 10h40

WhatsApp Image 2022 08 16 at 17.42.58

O programa de extensão Agência Experimental de Jornalismo Paiá, em conjunto com o iLab - Laboratório de Inovação em Jornalismo Local e Núcleo de Pesquisa sobre Comunicação e Pesquisa (Nucomp), da Faculdade de Comunicação (Facom) da Unifesspa, apresentará à comunidade de Rondon do Pará o projeto “Operação Eleições: jornalismo de dados, combate à desinformação e letramento midiático”, no próximo dia 25, às 19h, no auditório externo do ICSA/Unifesspa. Desenvolvido em parceria com o Supremo Tribunal Federal (STF), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rondon do Pará, Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor) e Secretaria de Educação do Estado do Pará (Seduc PA), a proposta faz parte de uma iniciativa nacional, que tem o objetivo de combater a disseminação de informações falsas durante o período eleitoral.

O lançamento contará com a participação de Mariana Oliveira, secretária de comunicação do Supremo Tribunal Federal (STF), Ana Regina Rêgo, coordenadora da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), Katia Brembatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Magno Barros, diretor da 4ª Unidade Regional de Ensino da Secretaria Estadual de Educação do Pará (Seduc PA), Fátima Braga, diretora da Escola Estadual Dionísio Bentes de Carvalho, e Wilma Oliveira, da subseção Rondon do Pará da Ordem dos Advogados do Brasil  (OAB). Na ocasião será apresentada a proposta, bem como as ações e produtos que serão desenvolvidos durante o período eleitoral.

No âmbito local, serão realizadas ações que visam contribuir para o andamento do processo eleitoral de 2022 em Rondon do Pará. Dentre elas, serão realizadas as oficinas como a de “Operação Eleições: jornalismo de dados, combate à desinformação e letramento midiático” que se iniciam esta semana. “O objetivo é proporcionar uma formação voltada para alunos e alunas de Jornalismo para que possam atuar nas diversas atividades do projeto durante o período eleitoral”, informa uma das coordenadoras do projeto, prof. Dra. Elaine Javorski.

Além desta, no dia 26, a programação será presencial, às 19 horas, no laboratório de informática, com o tema “Como analisar dados eleitorais”, com o economista, professor e consultor Wesley Oliveira. Já no dia 31, a oficina “Letramento Midiático” será ministrada de forma remota pela técnica em educação da Secretaria Estadual de Educação Macilene Borges. As inscrições poderão ser feitas a partir de quarta-feira no Sigeventos, onde serão disponibilizados os links de acesso às salas virtuais.

A atuação do projeto, após seu lançamento ocorrerá em duas frentes: uma na escola estadual Dionísio Bentes de Carvalho, com dinâmicas que estimulem a visão crítica sobre as informações recebidas pelos jovens, e a outra na cobertura das eleições realizada pelo projeto de extensão Rondon Notícias. Além disso, em setembro a formação continua com mais oficinas que podem ser feitas por todos.

WhatsApp Image 2022 08 16 at 17.44.38 2 WhatsApp Image 2022 08 16 at 17.44.38

WhatsApp Image 2022 08 16 at 17.44.38 1