Unifesspa apresenta situação orçamentária a vereadores de Marabá e pede apoio para reverter cortes e bloqueios

• Publicado: Terça, 16 de Agosto de 2022, 12h45
  • Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2022, 10h41

reitor câmara orçamentoNa manhã desta terça-feira (16), dia em que começa oficialmente o período de campanha eleitoral para 2022, a situação orçamentária da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foi tema de debates na sessão ordinária da Câmara Municipal de Marabá, cidade sede da universidade. O objetivo foi publicizar as contingências vividas pela instituição e encaminhar medidas a serem tomadas pelos vereadores, base política dos representantes federais e de candidatos nas eleições deste ano, para que possam mobilizar esforços para a reversão dos cortes e bloqueios.

Acompanhe aqui como foi a discussao sobre a Unfesspa na sessão da Câmara Municipal de Marabá

Estiveram presentes 17 dos 21 parlamentares municipais, a gestão superior da Unifesspa, entre pró-reitores e diretores, juntamente com demais servidores, entre docentes e técnicos, e alunos, além de representantes do Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus Rural.

camara orçamentõesO reitor, Prof. Francisco Ribeiro, foi enfático em relação às graves limitações pelas quais a Unifesspa tem passado e os riscos dos sucessivos cortes e bloqueios orçamentários. De acordo com os dados apresentados os recursos atuais sustenta serviços, como limpeza e segurança, somente até o mês de setembro. “A Unifesspa vive o seu pior momento em termos de orçamento de custeio. O que é custeio? É o recurso utilizado para manter o funcionamento básico da instituição. Isso significa que a universidade vai ser prejudicada, que pessoas, famílias inteiras podem ser diretamente afetadas, porque não teremos como arcar com nossos contratos e, demissões de colaboradores terceirizados serão inevitáveis”, explicou o gestor.

“A Unifesspa é de cada cidadão desta região, dos eleitores de vocês, é de cada família que contribui para o município e contribui para a cidade de forma determinante. Por isso, eu peço o apoio de vocês, vereadores, que são base eleitoral, que atuem a favor da nossa instituição”, reforçou o reitor destacando também, que todos os ajustes administrativos internos possíveis já foram efetivados.

câmara orcamento 2Os parlamentares presentes destacaram a Unifesspa como uma conquista da população de Marabá e de outros municípios da região Sul e Sudeste do Pará. Frisaram, ainda, a importância da instituição para o desenvolvimento regional em diferentes áreas e a relevância da mobilização política da Câmara de Marabá para a reversão da situação junto às instâncias federais.

Como encaminhamento, os vereadores escreverão uma nota pública de apoio a Unifessspa e encaminharão também uma carta ao Executivo Nacional e aos parlamentares no Congresso Nacional, detalhando a situação de emergência e solicitando apoio à universidade.

A gestão da Unifessspa também fará o detalhamento da situação orçamentária para a sua comunidade acadêmica. Reuniões nas unidades 1, 2 e 3 dos campus de Marabá, com transmissão para fora da sede, já estão sendo agendadas ainda para este mês de agosto.

Entenda o histórico do orçamento em 2022

11/02/22: Consad aprova através da Resolução n. 63 o PGO-22, com importante déficit em função das reduções ao longo dos últimos anos ;

27/05/22: houve bloqueio de 3,5 milhões no custeio da Unifesspa, equivalente a 1/4 de todo custeio de funcionamento (exceto PNAES);

30/05/05: Reitoria foi obrigada a suspender parcialmente o PGO, de modo a garantir o funcionamento básico da IFES; assegurou viagens de campo dos Institutos (Portaria n. 0802/2022);

03/06: MEC Desbloqueia 1,8 milhão (contratos);

10 a 24/06: Corta um total de 1,7 milhão da Unifesspa.