Faculdade de Química realiza calourada acadêmica para integração de novos alunos

• Publicado: Quinta, 04 de Agosto de 2022, 10h09
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2022, 10h09

IMG 2990

Em continuidade com a recepção dos calouros da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Faculdade de Química (Faquim) preparou um momento para receber os novos discentes do curso. A programação incluiu apresentação do curso aos estudantes da turma 2022 e demais participantes, minicursos, apresentação das normativas e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). A calourada da Faquim ocorreu na tarde do dia 1°, em paralelo com as programações de outras faculdades do Instituto de Ciências Exatas (ICE).

A programação do minicurso Introdução ao Curso de Licenciatura em Química foi dividida em várias partes. A abertura foi feita pelo diretor do curso, prof. dr. Wagner Alencar, que em seguida apresentou o PPC da graduação. O secretário da Faquim, Orlando Inácio, fez uma palestra para tirar as principais dúvidas dos ingressantes e veteranos, em relação às matrículas, requerimentos e outras informações acadêmicas que vão auxiliar o aluno durante a graduação. A calourada foi em formato de evento oficial e contemplou os inscritos com 4h de atividades complementares que poderão ser utilizadas no final da graduação.

Na oportunidade, foram abordados também temas como assistência estudantil e pesquisa, ensino e extensão e apresentado os programas e projetos de pesquisa que a Unifesspa oferece. Houve, ainda, apresentação sobre os programas de pós-graduação e doutorado com intuito de ampliar a visão dos alunos sobre a vida acadêmica.

O prof. Dr. Paulo de Tarso, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), destacou as oportunidades que a universidade oferece para quando a graduação for finalizada. “Procurei mostrar que o mestrado pode mudar a vida deles. Desenvolvendo uma pesquisa, independente da linha de pesquisa, eles podem mudar o futuro fazendo um curso de mestrado”, disse o professor. Paulo completou sua fala ressaltando sobre as diferentes áreas que o químico pode atuar.

Aluno ingressante, Ruan Pablo Amorim externou suas expectativas com o curso e o que lhe chamou atenção. “Eu estou achando bem interessante. A calourada começou desde a parte da manhã e os professores e a direção estão mostrando para gente o corpo docente, o que cada professor trabalha e também falaram sobre o mestrado, que foi o que chamou minha atenção”. Para finalizar o evento, os docentes guiaram um tour pelo instituto e a Faculdade de Química.

WhatsApp Image 2022 08 02 at 12.45.42