Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Em visita guiada, estudantes do ensino médio conhecem estrutura, cursos e oportunidades da Unifesspa

  • Publicado: Sexta, 20 de Mai de 2022, 17h33
  • Última atualização em Quarta, 25 de Mai de 2022, 16h27
  • Acessos: 1226

portas abertas unifesspa 2Nesta sexta-feira (20), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) recebeu uma visita muito especial. Os alunos do 3º ano do ensino médio da escola estadual Dr. Gaspar Vianna, de Marabá, participaram de uma visita guiada.

Na ocasião, eles puderam conhecer um pouco da estrutura da Unifesspa, como laboratórios, salas de aulas e o restaurante universitário, além dos cursos e oportunidades oferecidas.

A atividade fez parte do lançamento do Programa “Unifesspa de Portas Abertas”, que visa evidenciar ainda mais a presença universidade e suas as oportunidades no ensino, pesquisa e extensão.  

Os estudantes foram recebidos pelo reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro, a vice-reitora Lucélia Cavalcante, além dos pró-reitores Denilson Costa (Proeg) e Lúcia Cavalcante (Proex) e o diretor do IEDAR, prof. Daniel Nogueira.  Na oportunidade, foram apresentados os objetivos e ações do projeto “Unifesspa de portas abertas”.

Denilson Costa iniciou as atividades falando da estrutura da Unifesspa, os cursos ofertados, onde a universidade está localizada e as oportunidades para além do ensino. “A Unifesspa sempre esteve de portas abertas, mas a gente precisa anunciar ainda mais todas as possibilidades que vocês podem encontrar aqui”, declarou aos alunos e professores visitantes.

Segundo o pró-reitor, o programa surge do contexto de dificuldade no preenchimento de vagas nas universidades, agravada pela evasão de alunos. “Isso se dá por vários fatores, mas principalmente pela falta de assertividade na escolha do curso. Por não conhecer a estrutura e objetivos do curso, muitos acabam tendo dificuldade e desistindo. Com essa ação, queremos ajudar a superar essa questão”, disse.

O pró-reitor explica ainda que, além das visitações, a ideia é promover também a participação dos alunos em projetos, gincanas e eventos específicos. Além disso, ações já exitosas junto à comunidade, a exemplo do Projeto Ver-O-solo e o Museu de Biodiversidade Tauari, serão convidadas a se somar ao “Unifesspa de portas abertas”.

portas abertas unifesspa 3“Coordenadores de cursos, diretores de instituto e alguns órgãos suplementares serão convidados para nos ajudar neste projeto. O Nuade, por exemplo, será muito importante para envolver as escolas indígenas da região, no sentido de ampliar o abranger um número maior de beneficiados”.

A diretora de ensino de graduação da Unifesspa, profa. Lygia Policarpio, ressalta que essa iniciativa vai ao encontro do compromisso social de aproximar, cada vez mais, a universidade da comunidade. "Nós queremos atrair um público jovem, majoritariamente do ensino médio, para auxiliar na escolha do curso de graduação.  E esse é o momento para gente fazer isso. Então convidamos toda a comunidade a entrar em contato conosco e solicitar uma visita guiada”. 

Já o reitor da Unifesspa, desejou que os alunos "façam a escolha certa do curso e, por meio da formação, consigam melhorar a qualidade de vida de vocês e suas famílias. Dou boas-vindas a vocês que estão abrindo o programa e que nessa visita vocês tenham curiosidade, conheçam e tirem todas as dúvidas sobre a nossa universidade”. 

Após as apresentações, a turma saiu em visita aos prédios da Unifesspa na unidade III. A primeira parada foi no laboratório do curso de agronomia, onde os alunos puderam ver alguns experimentos realizados e souberam mais sobre a atuação desses profissionais. “O que eu mais gostei foi o laboratório de agronomia por conta dos insetos e várias outras coisas que tem lá. Realmente chamam muito atenção porque eu nunca tinha visto borboletas daquele tamanho e além de outros insetos que a gente pensa que só existem pequeninhos”, conta a estudante Clara Ribeiro. 

portas abertas unifesspa 4Na sequência, o grupo seguiu para conhecer a estrutura do Restaurante Universitário, importante política de permanência estudantil da Unifesspa. No local são servidas refeições subsidiadas no valor de R$ 2,50 para estudantes que se enquadrem em critérios socioeconômicos.

A visitação na Unidade III foi finalizada no Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR), onde os alunos conheceram as salas de aula e bateram um papo com professores do Instituto. 

Para o diretor da escola Gaspar Vianna, professor Valdecy Meirelles, o convite da Unifesspa ocorre em um momento muito crucial, de estímulo para que os estudantes se inscrevam e participem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a fim de concorrerem a vagas em universidades públicas. 

“Um dos nossos objetivos é preparar os alunos para a universidade. É uma luta que a gente encampa há muitos anos de fazer com que nossos alunos ocupem os espaços das universidades públicas. A escola Gaspar Vianna trabalha para isso.” 

A programação de visitas terminou na Unidade II, que abriga o Instituto de Geociências e Engenharias (IGE). 

portas abertas unifesspa 1

Fim do conteúdo da página