Cinefront convida obras cinematográficas para participarem da programação nesta sétima edição

• Publicado: Sexta, 13 de Mai de 2022, 16h41
  • Última atualização em Terça, 17 de Mai de 2022, 04h50

cine frontA Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio de sua Diretoria de Extensão e Ação Intercultural (DEXT), torna público a natureza, os objetivos, diretrizes e critérios para seleção de obras cinematográficas para compor a programação da Sétima Edição do Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira – VII FIA CINEFRONT, que será realizado no período de 12 a 19 de agosto de 2022.

O VII FIA Cinefront será realizado em formato híbrido, com exibições na plataforma cinefront.org, e em sessões presenciais, gratuitas, nas universidades parceiras, escolas públicas, acampamentos, ocupações, comunidades indígenas e demais parceiros. Durante o período de 17 de abril a 31 de maio de 2022 as inscrições poderão ser feitas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. enviando os arquivos indicados em Regulamento. Poderão se inscrever discentes, docentes, técnicos administrativos e toda a comunidade externa maior de 18 anos.

Acesse aqui o Regulamento do VII FIA Cinefront.

Acesse aqui a Ficha de Inscrição em formato editavél

O FIA Cinefront
O FIA Cinefront é um evento composto por mostra e debates de obras cinematográficas que abordam a realidade amazônica e de outras regiões periféricas que sofrem as consequências dos processos de desenvolvimento pautados pela expansão capitalista. De caráter não competitivo, o festival consiste também em oportunidade de pautar as lutas sociais por direitos, igualdade, justiça e dignidade das populações das regiões periféricas do mundo. Além de obras selecionadas por regulamento, a programação principal do VII FIA CINEFRONT será composta por trabalhos convidados pela curadoria, levando em consideração sua relevância à temática e homenagens a serem realizadas.

Entenda como vai funcionar a sétima edição
Serão apresentadas as sessões especiais no mês de abril, marcando a abertura do festival. Ainda na primeira quinzena de abril foi lançado o Regulamento desta edição, onde os produtores das obras audiovisuais poderão apresentar inscrições entre 17 de abril a 31 de maio para seleção da curadoria que irá ditar as exibições que irão ocorrer de maneira concentrada na culminância do festival no período de 12 a 19 de agosto de 2022. Haverá, ainda, sessões especiais nos meses de maio, junho e julho de 2022.

Sessões Especiais de abertura em Abril/2022
Para abrir a programação de exibições ocorrerão três momentos ainda no mês de abril. O primeiro será a exibição do filme "Mulheres em Luta, semeando resistência", produzido pelo próprio movimento, durante o Acampamento da Juventude Sem Terra, na Curva do S, em Eldorado dos Carajás, no dia 15/04, sendo também disponibilizado na plataforma cinefront.org. Logo após, ocorrerão duas exibições abertas e gratuitas, no Cine Marrocos, Velha Marabá: dia 22/04 vamos assistir com a presença do diretor Vincent Carelli "Adeus, Capitão (2022)", um filme documentário sobre a vida e legado do "Capitão" Krohokrenhum, líder do povo indígena Gavião (PA) falecido em 2016já dia 23/04 apresenta ao público "Pureza (2019)", gravado na região e inspirado em fatos reais, conta a  história de uma mãe, Pureza, que sai em busca de seu filho, Abel, desaparecido após partir para em busca de emprego na Amazônia, com a participação do diretor Renato Barbieri, dos produtores do filme Marcus Ligocki Junior, Francisco Alan Lima, Alberto Silva Neto e do Juiz do Trabalho do TRT8 Jonatas Andrade.