Projeto de docente da Unifesspa promove roda de conversa com o tema "Círculo Cultural como experiência antropológica”

• Publicado: Sexta, 13 de Mai de 2022, 17h00
  • Última atualização em Terça, 17 de Mai de 2022, 04h50

projeto descontros Com o tema “Trabalho de campo e imagem: O Círculo Cultural como experiência antropológica”, será realizado, no próximo dia 26 de maio, às 14h, mais uma roda de conversa do projeto "(Des)encontros". A atividade faz parte do programa de pós-doutorado do prof. Normando Viana, da Faculdade de Psicologia (Fapsi) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

O objetivo da iniciativa é criar um espaço para fomentar o exercício de aproximação teórica e metodológica da Psicologia com a Antropologia no debate sobre emoções, cultura, subjetividade e metodologias qualitativas de investigação científica, em especial o método etnográfico. Normando, responsável pelo encontro, realiza seu pós-doutoramento no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), em Portugal, e realiza o projeto em parceria com a antropóloga e investigadora do referido Centro, Cecília Menduni Luís.

Neste projeto já conversamos sobre o tema "Trabalho de campo: percursos e resultados possíveis" e "Introdução à Autoetnografia". Diversos outros temas serão abordados, no dia 26 de maio, a conversa será sobre a temática antropologia e imagem, a partir da experiência do círculo cultural, trabalho de campo desenvolvido por Emiliano Dantas, fotógrafo e antropólogo, investigador do CRIA. Outros temas e participações já foram confirmadas para os próximos encontros,  como por exemplo, tratar das experiências do trabalho de campo com povos tradicionais, com ênfase nos povos indígenas, a qual contará com a participação da docente Dra. Maria Cristina Alencar, da Faculdade de Educação no Campo (FEC), e de Edna Mayorga, antropóloga colombiana ex-aluna de mestrado da Unifesspa pelo Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA). Também, já estão confirmadas a realização de rodas de conversa sobre antropologia e performance, autoetnografia e temas sensíveis.

Nos dois encontros realizados até então, contamos com a presença de ouvintes vinculados a diversas instituições de ensino no Brasil além da Unifesspa, como, Universidade Federal do Amazonas (UFMA), Universidade Estadual do Mato Grosso do SUL (UEMT), Universidade Regional do Cariri (Urca) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Em Portugal contamos com a participação de estudantes da Universidade de Coimbra e da Universidade do Porto. Para participar, os interessados devem realizar a inscrição na página do Sigeventos/Unifesspa. Inscrição gratuita e garantido certificado de horas. O planejamento é realizar as rodas de conversa uma vez por mês, às últimas quintas-feiras, sempre no modo remoto, sempre na mesma hora, com duração de 1h30 a 2h.