Laboratório de Inflação e Custo de Vida de Marabá é implantado

• Publicado: Quarta, 25 de Novembro de 2015, 08h56
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Durante o período de quatro anos, o curso de Economia da Unifesspa vai produzir o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e informes sobre da Cesta Básica de Consumo Familiar de Marabá, composta de 43 itens, e de Pesquisa de Origem dos Produtos.

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa) celebraram ontem, 23, o convênio para a implantação do Laboratório de Inflação e Custo de Vida de Marabá (Lainc), que ficará sob a responsabilidade do Curso de Economia da Unifesspa.
A parceria entre as instituições tem como objetivo subsidiar as políticas públicas de planejamento, políticas econômicas voltadas ao controle de preços e distribuição de renda, políticas sociais dedicadas à compreensão do consumo e orçamento familiar e primordial ao empoderamento da sociedade civil.
Com a aplicação do convênio será possível regionalizar as pesquisas sobre o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) no Pará, buscando, neste caso, coletar dados específicos da dinâmica de preços e do custo de vida de Marabá e comparar se houve aumento ou redução da inflação, mensalmente, durante o período de 48 meses – duração do convênio assinado entre as partes.
Os dados do IPC de Marabá permitirão, ainda, fazer um comparativo entre itens com a Região Metropolitana de Belém, que faz a mesma pesquisa adotando a metodologia desenvolvida e aplicada pela Fapespa.
Entre os locais que servirão para a coleta de dados do IPC estão supermercados, padarias, farmácias, lojas, feiras livres e outros estabelecimentos comerciais localizados, exclusivamente, em Marabá.

Cesta básica

O convênio abrange, ainda, a pesquisa sobre o preço da Cesta Básica de Consumo Familiar de Marabá, composta por 43 itens, dentre eles, açaí, farinha e peixe, que fazem parte do hábito alimentar regional e a Pesquisa de Origem dos Produtos. A coleta de dados vai levar em consideração o consumo de alimentos de uma família – composta de cinco pessoas – que ganhe entre 1 e 8 salários mínimos em Marabá.
Os índices – o do preço da Cesta Básica, a de Origem dos Produtos e o do IPC de Marabá – vão estar disponíveis até o 5º dia útil subsequente ao mês pesquisado, informa o professor doutor José Stênio Gonzaga de Souza, responsável pelo acompanhamento, controle e fiscalização do convênio na Unifesspa.
Os índices serão produzidos por pesquisa, com acompanhamento de professores de Economia e apoio de técnicos administrativos da Unifesspa, por dez bolsistas de graduação de Economia que vão tera oportunidade de colocar em prática, utilizando a metodologia da Fapespa, conhecimentos adquiridos em sala de aula e produzir índices analíticos de interesse da sociedade, dos governos e dos agentes políticos interessados na dinâmica econômica de Marabá.

Conheça o Índice de Preços ao Consumidor da Região Metropolitana de Belém em:

Sala Fapespa

Outra novidade anunciada na cerimônia foi a instalação de uma representação da Fapespa numa das salas dos campus da Unifesspa, em Marabá, para estreitar o relacionamento com os pesquisadores e atender as demandas da região. Dessa forma, estudantes e professores terão acesso aos editais e serão atendidos na hora de tirar alguma dúvida sobre a área de pesquisa patrocinada ou intermediada pela Fapespa.