NAIA inicia oficina de noções em Libras voltada para bolsistas para garantir inclusão de surdos na unifesspa

• Publicado: Terça, 25 de Janeiro de 2022, 18h01
  • Última atualização em Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 13h47

naia oficina de libras No dia 24 o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (NAIA) iniciou uma oficina para ensinar noções básicas e reflexivas acerca da surdez e da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para bolsistas do NAIA. O objetivo é utilizar esse aprendizado dos bolsistas para colaborar com a inclusão de surdos na Unifesspa e em outros espaços. A Oficina está sendo orientada pelos intérpretes de Libras do Naia, Andreza Reuter e Antônio Cavalcante, ambos pós-graduados em Língua Brasileira de Sinais.

A oficina começou no último dia 24 e vai até dia 18 de fevereiro, atendendo a 16 pessoas, incluindo pessoas com deficiência visual, um número reduzido para que houvesse distanciamento entre os participantes da oficina. A frequência é 3 vezes na semana de duas horas além de seis horas de atividades a distância. Os bolsistas do NAIA são estudantes de graduação da Unifesspa, o setor precisa que seus bolsistas sintam-se seguros para interagir com os alunos com deficiência quando for procurado já que o setor costuma ser bastante solicitado, garantindo assim um espaço bem mais acessível e agradável, a oficina veio para garantir isso além de servir de aprendizado aos bolsistas para outras ocasiões fora do campus.

O NAIA é um setor da Unifesspa que tem o propósito de contribuir com políticas e práticas institucionais de acessibilidade física, atitudinal e pedagógica de alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação no esforço de minimizar as barreiras que obstaculizam o acesso a espaços, conhecimentos, bens culturais e interações sociais no ambiente universitário. O NAIA é responsável por ações para constituir em um espaço de apoio ao ensino, pesquisa e extensão com acessibilidade na área de educação especial, ele atende diretamente a discentes além de dar orientações a docentes, gestores e técnicos além de prestar ações fora da universidade.