Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

III Simpósio de Uso Sustentável do Solo alerta sobre os malefícios da salinização do solo

  • Publicado: Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 16h48
  • Última atualização em Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 08h16
  • Acessos: 1034

simsoloPara debater os malefícios da salinização do solo, o curso de Engenharia Florestal do Instituto de Estudos do Xingu (IEX/Unifesspa) irá reunir pesquisadores, estudantes e convidados durante o III Simpósio de Uso Sustentável do Solo (SIMSOLO). O evento, que será realizado nos dias 6 e 7 de dezembro, pela internet, traz uma programação alusiva ao Dia Mundial do Solo.

O Dia Mundial do Solo é um evento global que acontece anualmente desde 2014. Em 2002, a União Internacional de Ciência do Solo recomendou um dia internacional para comemorar esta data, como um meio de chamar a atenção para a importância de um solo saudável e para defender o manejo sustentável do solo. Já em 2013, a Organização das Nações para a Alimentação e Agricultura (FAO) aprovou que 5 de dezembro seria comemorado o Dia Mundial do Solo.

Todos os anos, a FAO define o tema de comemoração. Em 2021, a campanha escolhida é “Pare a salinização, aumente a produtividade do solo”. O tema visa aumentar a consciência sobre a importância de manter o solo saudável. A saúde do solo é diretamente relacionada com a produção de alimentos saudáveis, segurança alimentar e bem-estar humano.

A salinização é a acumulação no solo de sais solúveis em água. A salinização é considerada uma das formas de degradação do solo, pois inibe o crescimento vegetal e reduz a produtividade das culturas. Aproximadamente 7,0% de toda superfície terrestre apresenta-se salinizada, seja devido a processos naturais ou antrópicos.

a degradação do solo por salinização reduz a produção agrícola, afeta a segurança alimentar e a geração de emprego e renda. A perda da capacidade produtiva do solo influencia na fomentação de ações e políticas públicas em todo o mundo.

Nos dois dias de evento do SimSolo, as palestras irão abordar sobre a degradação do solo e como a salinização influenciam na qualidade da água para irrigação, fertilidade do solo, nutrição e fisiologia de plantas e suas relações com produção de alimentos. Além disso, haverá mesas-redondas, debates e apresentações culturais.

Os convidados para palestrar são: Daniel Pereira Pinheir, da Universidade Federal Rural da Amazônia; Hozano de Souza Lemos Neto, da Universidade Federal do Piauí; Marcelo Morita Lindolfo, doutorando pela Universidade Federal do Piauí; e Eduardo Cézar Medeiros Saldanha, Agrônomo na Yara Brasil Fertilizantes

As inscrições estão abertas para todos os estudantes interessados,  pelo SIGEventos. O evento será transmitido via Google Meet e terá certificação. O link de acesso é: https://meet.google.com/ddh-rgvx-oku

Fim do conteúdo da página