Unidades administrativas recebem orientações e tiram dúvidas durante oficinas sobre o PDI

• Publicado: Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 18h03
  • Última atualização em Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 12h01

oficinas pdiNo período de 3 a 29 de novembro, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Seplan) da Unifesspa promoveu 16 oficinas sobre as condições de monitoramento, dinâmicas do processo e sistemáticas de revisão relativas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Instituição. Ao todo, mais de 70 dirigentes e servidores representantes de unidades administrativas participaram dos encontros realizados no formato virtual.

Todas as oficinas tiveram como tema “O PDI e a sua Unidade: Perspectivas, Objetivos, Indicadores e Projetos Estratégicos”. A iniciativa busca manter a estratégia viva na Unifesspa, considerando as áreas de atuação e a distribuição de responsabilidades. Ao criar um espaço de comunicação, reflexão e tomada de decisão sobre a implementação da estratégia e as dificuldades da implementação do planejamento na Universidade, essas reuniões funcionaram como um locus de engajamento na condução e monitoramento do PDI.

Para o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Manoel Enio Aguiar, a realização das oficinas representou mais um passo para o aperfeiçoamento do sistema de planejamento da Unifesspa. Já a chefe da Divisão de Planejamento Institucional, Ana Lígia Pires, destacou as principais motivações para a realização das oficinas.

“O planejamento é o instrumento mais eficaz para um ambiente de demandas infinitas e de oferta limitada de recursos, muito semelhante ao que se encontra a Unifesspa e as demais instituições públicas de ensino superior nos últimos 4 anos, quando se agravaram os cortes no orçamento federal da educação”.

Ainda segundo Ana Lígia, “outro ponto a destacar com relação à realização das oficinas é que o planejamento é uma concertação na busca de encontrar pontos de convergência entre os vários atores e isso se mostrou no envolvimento e na participação ativa dos 72 dirigentes e servidores representantes de 16 unidades administrativas que participaram das reuniões de trabalho”, disse.

Enio também acrescenta que o planejamento é um processo contínuo, que acontece a cada dia, a cada despesa, a cada ação, buscando a compatibilização máxima entre as despesas possíveis de serem executadas e as ações prioritárias possíveis de realização. Por fim, o secretário apontou o fato de que o planejamento é um processo de aprendizado permanente e essa troca fortalece o sistema de planejamento da Universidade como um todo. “A equipe da Seplan aprende muito na interação, na troca de informações, na escuta e percepção das perspectivas com os demais integrantes da comunidade acadêmica e, assim, pode aperfeiçoar o planejamento institucional”, finaliza.