Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

#OutubroRosa: Relato de servidora inspira mulheres ao autoconhecimento e à prevenção ao câncer de mama

  • Publicado: Sexta, 22 de Outubro de 2021, 15h21
  • Última atualização em Sexta, 22 de Outubro de 2021, 15h57
  • Acessos: 1932

LarannaA preparação para um dos momentos considerados mais intensos e ternos para a maioria das mulheres que vivem a maternidade, a amamentação, fez com que a assistente social Laranna Catalão construísse uma importante rotina de autocuidado. Grávida da Alice, que hoje está com sete anos, Laranna queria tornar essa experiência a mais tranquila possível e, para isso estudou, se preparou e desenvolveu diversos cuidados com a mama.

E todo esforço valeu muito a pena. Além de poder amamentar Alice por um ano e seis meses com muita tranquilidade e qualidade, Laranna construiu um hábito para a vida inteira e que a permitiu descobrir precocemente um câncer de mama.

“Com a massagem e todos os outros cuidados que eu tive para a amamentação, eu desenvolvi o conhecimento desta máquina que é o nosso corpo. Em fevereiro de 2017, durante o banho, em mais uma sessão de autocuidado, que virou uma automação, eu descobri um nódulo, que posteriormente foi diagnosticado como um câncer de mama”, relatou.

Com o simples desejo de que a experiência da amamentação fosse boa, Laranna acabou tendo o grande ganho de desenvolver a experiência do autocuidado. “Mais importante que encontrar o próprio câncer foi desenvolver esse autoconhecimento. Por isso, o convite hoje é esse. Não tenha medo de conhecer o seu corpo. Também não tenha medo se encontrar alguma coisa. Procure um profissional de saúde que vai poder lhe orientar melhor sobre esse achado. Te conhece, conhece o teu corpo, te toca mana!”, concluiu Laranna.

Inspirada em depoimentos valiosos como este, a Unifesspa por meio da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep/Unifesspa), promove hoje o Dia D de autocuidado. Com a tag #SeToqueSemMedo, a Unifesspa convida todas as mulheres a realizarem esse momento de autocuidado, além de se voltarem para sua saúde de forma geral.

A data de hoje (22) foi marcada na agenda eletrônica das servidoras para lembrá-las do autoexame das mamas. Elas receberam uma notificação no e-mail institucional com o convite/lembrete para esta ação de autocuidado. O e-mail traz o depoimento em vídeo de Laranna, que venceu a luta contra o câncer, a partir do diagnóstico precoce da doença. Clique aqui e assista ao vídeo!

O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres em todo o mundo. Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

O autoconhecimento, o autoexame, a boa alimentação e a prática de atividade física são hábitos de vida que podem prevenir e favorecer o diagnóstico precoce da doença. De acordo com os especialistas, o câncer de mama tem altos índices de cura quando descoberto precocemente.

Outras ações da campanha do Outubro Rosa na Unifesspa podem ser conferidas no Portal Unifesspa. Acesse unifesspa.edu.br e saiba mais!

Fim do conteúdo da página