Novembro Azul

• Publicado: Quarta, 11 de Novembro de 2015, 16h59
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembrodirigida à sociedade e, em especial, aos homens, A ação visa chamar atenção para a realização dos exames preventivos e a importância do diagnóstico precoce da doença.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a detecção da doença em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura. A recomendação do Ministério da Saúde é de que os exames preventivos de toque e PSA sejam realizados anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos, exceto em casos de fatores de risco, que são: obesidade, histórico familiar da doença e etnia negra – a prevenção deve ser iniciada aos 45 anos nestes casos.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens – o primeiro é o de pele. Ele atinge principalmente homens com idade superior a 65 anos. Os sintomas aparecem raramente, mas são: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia; dor nos ossos; infecção generalizada ou insuficiência renal.

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, por meio da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida- DSQV/ Unifesspa, adere a campanha promovendo ações de prevenção ao câncer de próstata e promoção a saúde integral do homem com sensibilização para o cuidado de si.
  Durante o mês de novembro, estão todos convidados a unirem seus esforços no incentivo, para que todos os servidores, acadêmicos, familiares e amigos procurem a Unidade de Saúde mais próxima para realizar o exame preventivo.

Vista-se de azul e entre na campanha em prol da saúde do homem!

campanha novembro azul banner