Objetivos e metas da Unifesspa até 2024 são definidas com a aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional

• Publicado: Sexta, 15 de Outubro de 2021, 17h22
  • Última atualização em Sexta, 15 de Outubro de 2021, 18h04

Consun PDIA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) deu mais um passo institucional na consolidação de sua trajetória até 2024. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) foi aprovado, por unanimidade, nesta quinta-feira (14) em reunião extraordinária do Conselho Universitário, instância máxima de deliberação da universidade.

Acesse aqui o PDI na íntegra.

O PDI 2020-2024 consiste em um documento em que se definem a missão da instituição e as estratégias para atingir seus objetivos e metas no quadriênio. O documento contempla, ainda, o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos e de suas respectivas metas, observando a coerência e a articulação entre as diversas ações, a manutenção de padrões de qualidade e, quando pertinente, o orçamento. Apresenta, também, um quadro-resumo contendo a relação dos principais indicadores de desempenho, que possibilita comparar, para cada um, a situação atual e futura (durante e após a vigência do Plano).

Na Unifesspa, é a Secretaria de Planejamento (Seplan), por intermédio da sua Divisão de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Diplan), a instância responsável pela elaboração do PDI e por articular o processo de planejamento institucional em todas as suas dimensões, a partir de suas diretrizes. O titular da Seplan, Manoel Ênio, explica que, no PDI, “a Unifesspa busca articular o planejamento com a prática e os resultados da avaliação institucional, levando em consideração tanto os procedimentos autoavaliativos como os procedimentos e métricas da avaliação externa, constituindo-se em um compromisso da Instituição com a comunidade acadêmica, com o Ministério da Educação e com o seu público interno e externo”.

Para o reitor, prof. Francisco Ribeiro, a aprovação do PDI é um momento histórico para a instituição. “O PDI marca nosso norte nesses próximos anos e o compromisso institucional da Unifesspa com a comunidade acadêmica e com todos os outros setores com os quais dialogamos”, concluiu.

O PDI, contendo 352 páginas, foi elaborado em diálogo com todas as unidades acadêmicas e administrativas da Unifesspa.

Imagem PDI 2020 2024