Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Sonho realizado: comunidade acadêmica recebe as instalações do restaurante universitário

  • Publicado: Sexta, 15 de Outubro de 2021, 16h53
  • Última atualização em Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 16h20
  • Acessos: 2484

Mesa 1 menorNesta sexta-feira (15), Dia do Professor, a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) teve um grande sonho realizado: a inauguração do Restaurante Universitário (RU). Demanda anterior à Lei de criação da Unifesspa, o RU agora é realidade e já começará a funcionar no retorno das atividades acadêmicas presenciais, previsto para início de 2022.

O RU fica situado na Cidade Universitária, Unidade 3 do campus de Marabá, e deverá atender tanto servidores quanto discentes. O valor da refeição, orçado em R$13,00, será custeado com as verbas do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), voltado ao acolhimento de estudantes de baixa renda, que serão selecionados para receberem isenção parcial ou total dos valores.

Para funcionar em termos estruturais, o RU conta com o alvará da vigilância sanitária e dos bombeiros e com a supervisão da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) da Unifesspa. A compra dos equipamentos e dos materiais necessários e a licitação da empresa que fornecerá o serviço de alimentação são de responsabilidade da Pró-Reitoria de Administração (Proad). Trata-se de uma equipe multidisciplinar para definição da gestão do RU, que integra além da Proad e da Sinfra, a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX), a Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (SEPLAN) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC).

“Quando falamos de restaurante universitário estamos falando de combate à fome, à probreza também. Pela limitação de recursos, ainda não conseguiremos alcançar 100% do público que precisa. Mas, certamente, hoje estamos dando o passo mais importante, colocando a alimentação na assistência estudantil. E vamos seguir na busca pela ampliação do atendimento porque este não é apenas um investimento na educação, mas também no direito à vida”, destacou Bianca da Conceição Cabral, nutricionista, chefe do Departamento do Restaurante Universitário.

Placa menorRecursos

Os recursos financeiros para a construção do Restaurante Universitário são oriundos de emendas parlamentares, individuais e de bancada, com o apoio dos deputados Airton Faleiro, Vivi Reis, Beto Faro, e do senador Paulo Rocha.

Para a deputada Vivi Reis, é necessário fortalecer a assistência estudantil: “quando se fala de moradia, alimento, transporte e várias outras políticas de apoio estudantil, fala-se de prioridades. Garantir esse atendimento é fundamental para os alunos, especialmente, e é uma conquista, mesmo em um contexto de ataque ao serviço público. A reforma administrativa ameaça essa juventude que luta por um futuro melhor como trabalhadora. Precisamos de unidade para travar essas lutas. Precisamos seguir protagonizando, buscando recursos para que essa universidade siga crescendo, para que cada estudante siga recebendo excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. É nosso dever, enquanto parlamentares, seguir apoiando a universidade pública”.

O deputado Beto Faro destacou a qualidade das instalações e o bom uso dos recursos. “Eu parabenizo a Unifesspa pela obra. Tenho certeza de que este restaurante vai ofertar um excelente serviço. É o dinheiro público bem aplicado. Quero parabenizar a quem faz a universidade e parabenizar pelas lutas que vocês têm feito e nos ajudado enquanto parlamentares a fortalecer a nossa sociedade”.

Assistência Estudantil

Estudante RUNa programação de inauguração, discentes de diversos cursos puderam conhecer as instalações do RU, eles foram acompanhados pelo reitor e pela nutricionista Bianca Cabral, que apresentou cada espaço e o funcionamento do restaurante.

“Eu estou com muito orgulho da nossa universidade. Tínhamos muitas expectativas sobre este espaço. Temos aqui um sonho de muitos anos realizado. Eu, como discente do ILLA, me sinto honrando de estar presenciando esse momento. Como aluno do período noturno, o RU fará com que que possamos assistir aula satisfeitos. Esperamos que essa estrutura seja expandida para toda a universidade. Esse direito que é nosso!”, enfatizou Carlos Eduardo, estudante de Letras – Língua Portuguesa.

Maísa Carvalho, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) destacou o momento de alegria. “Eu, como discente, compartilho dessa alegria. O RU é uma grande conquista! Desde 2010, o RU já era pauta do movimento estudantil. Neste momento, a inauguração é simbólica, especialmente porque a educação superior tem sofrido muitos ataques. Temos que estar em defesa da educação superior. Atualmente, tudo está muito caro e a carestia só tem aumentado. Cesta básica, gás, tudo. A maioria dos estudantes vem de fora então o RU é também, agora, um alívio para nós”.

Fortalecimento Institucional

Reitor RUA construção foi iniciada no segundo semestre de 2017 e concluída em 2020. O prédio possui área de 870 m² e tem capacidade estimada de produção de duas mil refeições por turno, contemplando a área da cozinha industrial e do refeitório.

A vice-reitora da Unifesspa, profa. Lucélia Cavalcante, chamou atenção para a necessidade de manutenção da estrutura e do serviço e para o trabalho iniciado na gestão anterior da Reitoria. “Para criar novos serviços como o RU e mantermos este trabalho precisamos de recursos, precisamos do governo federal e de todo o apoio possível. Agradecemos à classe política que nos apoiou com as emendas parlamentares. Aos alunos e alunas pela luta. As gestões anteriores que iniciaram toda a articulação. Que a gente possa continuar essa política pública com todos e todas”.

O reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro, lembrou da data simbólica de homenagem aos professores e enfatizou o aspecto da história de vida de cada pessoa que pode ser atendida pelo RU. “Parabéns a todas as professoras e a todos os professores pelo dia de hoje. Nós escolhemos esta data simbólica não à toa. Inauguramos o RU nesta data para marcar a importância da educação e do trabalho das universidades na vida das pessoas. O fato de a comunidade poder se alimentar com o apoio da universidade é, sem dúvida, uma grande conquista. Começaremos pequenos, mas queremos e vamos ampliar. Eu me sinto honrando de estar aqui porque, quando fui estudante de geologia da UFPA usufruí muito do RU de lá e devo muito a isso, foi algo muito significativo e ajudou na minha formação. Esperamos que este seja mais um passo para nosso fortalecimento e de transformação da realidade social”, concluiu.

Um refeitório será construído na Unidade 2 e as articulações para a garantia de recursos para as instalações do da Unidade 1 já foram iniciadas. Ambos os refeitórios serão abastecidos com a produção feita no RU da Unidade 3.

Fim do conteúdo da página