Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Dia do Professor: Docentes da Unifesspa falam sobre o significado e os desafios da profissão

  • Publicado: Sexta, 15 de Outubro de 2021, 14h37
  • Última atualização em Sexta, 15 de Outubro de 2021, 15h22
  • Acessos: 2303

sala de aulaEm 15 de outubro é comemorado o Dia dos Professores. A data faz referência à lei emitida em 1827, por D. Pedro I, sobre o Ensino Elementar no Brasil. Essa lei foi considerada um passo muito importante para a educação, pois definiu que todas as cidades do Brasil deveriam ter Escolas de Primeiras Letras (Ensino Fundamental), definiu as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até estipulou o salário dos professores.

Em 1947, um professor paulista teve a ideia de transformar a data em um feriado, de forma a homenagear os professores. Pela Lei nº 145, de 12 de outubro de 1948, Antonieta de Barros, filha de escravizadas e a primeira mulher negra eleita no país, criou o Dia do Professor e o feriado escolar em Santa Catarina. A ideia foi bem aceita e se espalhou por todo o país, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar, pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.

Atualmente, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) conta com 434 professores ativos em seu quadro de pessoal, considerando todos os campi. Dados mostram a evolução de 134 professores em 2013, ano de criação da Unifesspa, para os atuais 434 docentes ativos, sendo desses: 323 doutores, 107 mestres, um especialista, um com habilitação equivalente e um pós-doutor.  

São professoras e professores que se aperfeiçoam, empenham e se reinventam a cada dia para proporcionar uma formação humana e de qualidade. Mais que isso: acreditam no potencial de seus alunos e buscam deles extrair o seu melhor, por meio do incentivo e da instigação. Em tempos de tantos desafios, onde muitas coisas tiveram que se adaptar, mais uma vez eles ensinaram o poder transformador da educação e sua importância para manter vivo o sonho de uma sociedade igualmente justa para todos.

Neste dia de celebração, convidamos um/a professor/a de cada um dos Institutos da Unifesspa para contar sobre o que essa profissão representa para eles. Confira:

terezinha ich

 

 

 

"Ser professora é acreditar na possibilidade de contribuir, não apenas com a instrução de milhares de sujeitos que perpassam pelo nosso caminho, mas também no processo de humanização do ser humano".

Terezinha Cavalvante, da Faculdade de Educação

 

 

 

 

cristino bento iex

 

 

 

"Ser professor/a é estar só e ao mesmo tempo acompanhado/a. É movimento do corpo, da fala e do espírito inquieto sempre em busca de saber mais para partilhar. Mas também é quietude reflexiva. Ser professor/a é estar na trincheira de combate à perda do direito de ser, de pensar e de existir dignamente".

Cristiano Bento, do Instituto de Estudos do Xingu

 

 

 

 caroline ietu

 

 

"Ser professora vai além de compartilhar o conhecimento... é reconhecer as habilidades de cada aluno e extrair o melhor deles. Minha maior gratidão é acompanhar a evolução dos alunos no decorrer da graduação e saber que a dedicação e o esforço fizeram toda a diferença. O maior presente será vê-los alcançando seus sonhos como eu consegui, através dos ensinamentos dos meus orientadores". 

Caroline Nebo, do Instituto de Estudos do Trópico Úmido 

 

 

 

 

joana ige

 

"Ser professora é um desafio e tem sido gratificante. É uma maneira muito significativa de contribuir para o bem-estar social. Pois o conhecimento não é apenas falar o que se sabe, mas inspirar novas atitudes, é cultivar uma semente e ficar feliz ao vê-las crescer. A participação vai desde a preparação do estudante para o mercado de trabalho, até fazer parte de uma rede de apoio e tê-los como futuros colegas de profissão.  Ser professor é aprendizagem mútua e busca pela inovação e fazer com criatividade, planejando, revendo, estudando, para persistir no direito de se ter uma educação pública, de qualidade. Parabenizo a todos profissionais nessa linda missão!"

Joana Zandonadi, da Faculdade de Engenharia Mecânica 

 

 

 

 Raquel iesb

"Ser professor é a realização de um sonho, cultivado desde quando experienciei a docência pela primeira vez, aos 20 anos. É doar-se sem limites, pois a responsabilidade é imensa. É se alegrar com cada conquista dos estudantes. É ter senso de justiça e empatia para premiar os que merecem e estender a mão aos que ainda não conseguiram. É acreditar que todos podem e devem ter um futuro melhor. É ter consciência do exemplo a ser seguido e da vivência no caminho certo. Ser professor é ser grato por cada conversa, cada desafio, cada conquista, cada desabafo. É ser amigo, mestre, exemplo. Ser professor é ser muitos em um, é viver experiências novas, ainda que pareçam iguais. Nada é ordinário e vulgar na vida de um professor. Tudo muda o tempo todo. Ser professor é ter a dádiva de aproveitar a oportunidade de ser melhor a cada dia". 

Raquel Ribeiro, da Faculdade de Biologia 

 

 

 

Gil iedar

 

 

"Ser professor, para mim, é mais do que uma profissão. É uma definição de minha individualidade. Desde a época que estava fazendo graduação em bacharelado em Economia que não me via como economista. Sempre me vi como professor. E a busca de fazer mestrado e doutorado não foi para outra coisa a não ser realizar meu grande sonho de ser professor. Agradeço ao Estado brasileiro pela chance de exercer a minha grande vocação".

Giliad Silva, da Faculdade de Ciências Econômicas 

 

 

 

prof marcela

 

 

 

Ser professor é entender que ao mesmo tempo que estamos ensinando, estamos aprendendo e, por isso somos na verdade, eternos estudantes!

Marcela Monteiro, do Instituto de Engenharia do Araguaia 

 

 

 

 

 

erica icsa

 

 

"Ser professor é ser aquele que transmite uma mensagem de reconstrução através da ótica existencial. Que promove o desaprisionamento do mundo particular, elevando seu aluno ao estado de interdependência da natureza entre o pensar, falar e agir."

Érica Ferreira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

 

 

 

 

 

jorge ieds

 

 

 

"Ser professora e professor é sobretudo simples como saber aprender. Pois o que é ou pode ser a vida senão uma vasta sala de aula despejada na lousa do tempo?". 

Jorge Santos, da Faculdade de Direito 

 

 

 

 

 

ripardo ice

 

 

 

"Ser professor pesquisador é, genuinamente, estar a serviço do desenvolvimento humano".

Ronaldo Ripardo, da Faculdade de Matemática

 

 

 

 

 

 

Renata illa

 

 

"Ser professora pra mim é um grande prazer e uma grande responsabilidade. É muito satisfatório participar do processo de aprendizado dos alunos e esses momentos motivam a gente a continuar empenhada. Ao mesmo tempo é uma responsabilidade tremenda ser a pessoa encarregada dessa mediação e saber da importância de um bom trabalho na formação desses alunos. Ser professora é, acima de tudo, entender a importância desse papel". 

Renata Dalmaso, do Instituto de Linguística, Letras e Artes

 

 

 

Fim do conteúdo da página