Ciclo de palestras on-line discute as aproximações da neurociência com a educação

• Publicado: Sexta, 24 de Setembro de 2021, 15h59
  • Última atualização em Sexta, 24 de Setembro de 2021, 16h01

ciclo de lives neurociência

O Ciclo de Palestras "Neurociências e educação: Aproximações críticas" busca aproximar as possibilidades e limites do discurso das neurociências sobre a educação, com apresentações de convidados que busquem o diálogo constante e crítico entre neurociências, ciências humanas e educação. O evento foi pensado pelo grupo de pesquisa "Neurociências, Comportamento & Cognição", junto com a Liga Acadêmica de Neurociências de Marabá. Todos os encontros são on-line e, a princípio, serão realizados às terças-feiras, às 19h30.

Segundo o prof. Dr. Caio Maximino, um dos responsáveis pelo ciclo de palestras, o evento foi motivado por uma reconfiguração de um grupo de pesquisa, anteriormente chamado de "Neurofarmacologia e Psicopatologia Experimental", para ampliar as discussões para as pesquisas que temos realizado na área da educação.

O grupo passou a ser chamado de "Grupo de Pesquisas em Neurociências, Comportamento e Cognição" para refletir essa noção mais ampla e inclui, também, as atividades de extensão, divulgação científica, e estudo da Liga Acadêmica de Neurociências de Marabá.

“Assim, girando em torno dessas questões, resolvemos criar uma série de palestras/lives para apresentar a linha de pesquisa de Neurociências e ensinagem. Esses eventos só foram possíveis com a atuação conjunta de alunas do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, ao qual a linha está associada, bem como com o trabalho de alunas de iniciação científica dessa linha e alunas da Liga Acadêmica de Neurociências de Marabá” afirma.

A primeira palestra do evento ocorreu na última terça-feira, dia 21, com a presença de Felipe Stephan Lisboa, autor do livro "O cérebro vai à escola: Aproximações entre neurociências e educação no Brasil". Na palestra, Felipe discutiu a história das aproximações entre neurociências e educação no Brasil, se perguntando quais pontes são possíveis e quais são os limites dessa aproximação. O programa mais reducionista das neurociências parecer ser incompatível com os aspectos mais amplos da educação, e sua relação com a cultura e com a sociedade, de maneira que muitas vezes a aproximação possível é mais ideológica do que qualquer coisa.

Assim, o professor Caio pontua que “isso não significa que ela seja impossível. Somente que ainda estamos muito longe de chegar lá! As próximas palestras são focadas nas tentativas de aproximação, principalmente, no campo das pesquisas científicas sobre o tema. Essas palestras giram em torno das aproximações (por vezes frágeis e tensas) entre as neurociências e a educação”.

A palestra da semana que vem, "Possibilidades para a neurociência do exercício frente aos desafios da escola", será ministrada pelo Prof. Dr. João Bento Torres Neto, da Universidade Federal do Pará. O link para a tranmissão é https://youtu.be/6p5bfrnGD2E. Para mais informações, acesse: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/evento/neuroeducacao