Encontro vai debater a oferta de disciplinas em inglês como estratégia de internacionalização do ensino superior

• Publicado: Quinta, 23 de Setembro de 2021, 17h06
  • Última atualização em Quinta, 23 de Setembro de 2021, 17h15

FEED Encontro

O número de estudantes estrangeiros em uma instituição de ensino superior é um dos principais índices para aferir o seu nível de internacionalização. E um dos fatores mais importantes de limitação deste público nas universidades brasileiras tem sido a baixa oferta de conteúdos em Inglês. Pensando nisso, a Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI) da Unifesspa realiza, no dia 13 de outubro, às 10h, pelo Google Meet, o II Encontro de Internacionalização da Unifesspa.

Esta palestra apresenta um resumo da experiência da Universidade Federal de Viçosa (UFV) com oferta em Inglês, destacando as estratégias, desafios e resultados alcançados. O palestrante, Vladimir Di Iorio, atua como Diretor Internacional da UFV desde 2011 e participou diretamente das ações de fomento para aumentar a oferta em Língua Inglesa na UFV, com resultados expressivos especialmente em 2020 e 2021. O próprio palestrante é ainda professor da UFV na área de Ciência da Computação, com experiência em oferta de disciplina de graduação em Inglês desde 2015, e mais recentemente ministrando aulas em Inglês também na pós-graduação da UFV.

O evento tem como público-alvo docentes, estudantes e administradores da Unifesspa. Os docentes que desejem contribuir com o incremento da internacionalização da Universidade poderão ter uma ideia mais precisa de como o processo transcorreu na UFV. Os participantes serão estimulados a discutir como essa experiência da UFV pode ser adaptada às condições locais, na Unifesspa. Gestores e técnicos podem se interessar nas soluções adotadas na UFV para os desafios práticos que uma oferta em Língua Inglesa demanda da administração universitária. Estudantes podem compreender melhor os benefícios de poderem compartilhar aulas com estrangeiros em Língua Inglesa, permitindo uma experiência de "internacionalização em casa", e se preparando melhor para uma futura experiência no exterior.

As inscrições para participação como ouvinte estão abertas entre até 12 de outubro, pelo SIGeventos. As vagas são limitadas. O link para acesso ao encontro será enviado aos inscritos e dia 22 de outubro os certificados já estarão disponíveis no Sigeventos.