IEX: Bolsistas do Pibid produzem podcast para incentivar a leitura de alunos da rede pública de ensino

• Publicado: Quinta, 24 de Junho de 2021, 11h02
  • Última atualização em Quinta, 24 de Junho de 2021, 16h17

podcast passaro azulEstudantes bolsistas do Pibid do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, do Instituto de Estudos do Xingu (IEX), estão produzindo um podcast para o compartilhamento de experiências de leituras com os alunos da Educação Básica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pássaro Azul, do município de São Félix do Xingu.

Esse projeto foi pensando, especialmente, para reduzir a distância entre o livro, os alunos e as alunas, já que no período de isolamento social, dificultou-se o acesso às bibliotecas. A produção desse material em formato de áudio partiu do objetivo geral de incentivar e potencializar as práticas de leitura nas aulas de Língua Portuguesa, primando por algumas especificidades.

Entre elas, a ideia de usar o podcast como potencializador das práticas de leitura, de forma a contribuir para as práticas de letramento digital. Além disso, a utilização de ferramentas digitais durante realização de atividades e a valorizar a prática de oralidade dos estudantes também estão entre os objetivos desejados.

O subprojeto Pibid Língua Portuguesa é coordenado pela Professora Dra. Luciana Ataide e tem como supervisoras da rede municipal de ensino de São Félix do Xingu, as professoras Perpétua Cristina de Oliveira e Silvanda Maria Nogueira de Castro.

A primeira etapa do projeto envolveu a criação do podcast Pássaro Azul e, seguindo um roteiro, foi pré-alimentado pela divulgação de leituras realizadas pelos graduandos (as) do curso de Letras. Posteriormente, uma pequena oficina de podcast realizada pelos bolsistas e ofertada aos alunos da escola-campo (7º, 8º e 9º anos).

Já na terceira etapa, os bolsistas entregaram o roteiro aos estudantes da educação básica, com indicação da leitura a ser feita, com a possibilidade que eles usassem o podcast para divulgar os textos escritos durante a vigência do projeto. A última etapa ocorre com a alimentação da plataforma do podcast e divulgação na escola e na comunidade.

Segundo a coordenação, quando o projeto de podcast foi apresentado aos alunos da educação básica, a receptividade foi muito ampla. Os bolsistas relataram que a primeiras ideia apresentada pelos estudantes da Escola Pássaro Azul foi que poderiam divulgar os próprios textos, o que se mostrou uma grande motivação para a produção escrita. Os alunos e alunas conseguiram se enxergar como os/as protagonistas desse ambiente e isso estimulou a autonomia, a criatividade, a colaboração

O podcast "Pássaro Azul" está hospedado no seguinte endereço: https://anchor.fm/podcast-pu00e1ssaro-azul. Também pode ser acompanhado nas plataformas digitais Spotify, Google Podcast e Breaker.