Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais da Unifesspa divulga programa de bolsa Fulbright

• Publicado: Quarta, 23 de Junho de 2021, 16h20
  • Última atualização em Sexta, 25 de Junho de 2021, 15h03

A Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni/Unifesspa) divulga programa promovido pela Comissão Fulbright, para que instituições de ensino superior brasileiras recebam acadêmicos e profissionais americanos de todas as áreas para desenvolverem atividades de pesquisa e ensino no Brasil. As bolsas, de três ou quatro meses ou dois períodos de dois meses cada, incluem manutenção mensal, passagem aérea ida e volta dos Estados Unidos ao Brasil e seguro saúde.

Segundo informações do site da Fullbright, “O objetivo estratégico do U.S. Fulbright Scholar Program no Brasil é apoiar o processo de internacionalização do sistema de ensino superior brasileiro. Desta forma, espera-se que os bolsistas trabalhem não apenas em seus projetos individuais de pesquisa, mas também no desenvolvimento de atividades que promovam a mobilidade de alunos e colegas e outras iniciativas colaborativas.”

As instituições com interesse devem enviar uma mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 16 de agosto, com indicações de pesquisadores americanos para um projeto conjunto (considerando que a chamada é destinada aos acadêmicos norte-americanos e a necessidade das instituições brasileiras se manifestarem dentro do prazo descrito). A Arni solicita que os docentes da Unifesspa que tenham indicações de possíveis participantes para a chamada entrem em contato com antecedência (até dia 02 de agosto) via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

É necessário deixar explícito as informações básicas sobre o candidato e que contemplem detalhes para a Carta Convite de acordo com o site do Programa, sendo elas:

- confirmação de interesse em receber o acadêmico, profissional ou artista (há uma descrição no site do Programa sobre os perfis profissionais, item lateral "Career Profile")

- confirmação de que o participante terá acesso aos locais e serviços da universidade e discriminar quais.

- informação sobre a viabilidade do projeto no âmbito das competências linguísticas.

- informação sobre como o projeto proposto impactará nas atividades em execução na instituição brasileira e quais são as projeções, a longo prazo, para os parceiros de pesquisa e suas instituições.

Outras informações podem ser encontradas na página do programa: https://awards.cies.org/content/all-disciplines-454?utm_source=Universidades&utm_campaign=b6bdc88582EMAIL_CAMPAIGN_2021_06_15_01_00&utm_medium=email&utm_term=0_5f1998486e-b6bdc88582-78175877

A página com instruções e procedimentos para submissão de inscrição, basta  https://cies.org/us-scholar-awards#application