Interdisciplinaridade é tema do VI Seminário Institucional de Formação Docente da Unifesspa

• Publicado: Sexta, 18 de Junho de 2021, 16h55
  • Última atualização em Segunda, 21 de Junho de 2021, 10h01

Cartaz 4

Nos dias 24 e 25 de junho de 2021 ocorre o VI Seminário Institucional de Formação Docente da Unifesspa, com o tema "A interdisciplinaridade na Educação Superior: concepções, experiências e possibilidades", realizado de forma remota, com transmissão pelo canal da Unifesspa no Youtube. O evento traz a discussão acerca da interdisciplinaridade na Educação Superior, visando contribuir com a construção de uma prática docente reflexiva e colaborativa e com a autonomia intelectual, social e pedagógica dos docentes da Unifesspa.

No primeiro dia, 24, a programação conta com uma conferência, intitulada “Interdisciplinaridade: concepções, contexto universitário, desafios e possibilidades”, que será proferida pela Profa. Dra. Luiza Olívia Lacerda Ramos da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Nessa conferência, a professora Luiza abordará alguns aspectos da interdisciplinaridade, como concepções, precursores no Brasil, interdisciplinaridade e seus similares, interdisciplinaridade na graduação e na pós-graduação em universidades brasileiras, interdisciplinaridade nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de graduação e fará apontamentos sobre desafios e possibilidades para as práticas interdisciplinares na universidade.

Já no dia 25, o seminário contará com uma mesa-redonda “A interdisciplinaridade em práticas de ensino, pesquisa e extensão na Unifesspa”, composta por docentes da instituição, que socializarão práticas interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão na Unifesspa. A organização do evento é da Coordenadoria de Acompanhamento Docente e Discente/Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Unifesspa.

A inscrição no seminário deverá ser realizada pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos - SIGEventos até o dia 23 de junho de 2021 e está aberta aos servidores da Unifesspa, especialmente os docentes, e demais interessados(as). Para mais informações, os interessados podem enviar e-mail à Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente, através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira a programação:

24/06/2021

09h – Boas-vindas e exibição de atividade cultural.

09hh 15mim – Mesa de abertura.

Convidados(as): Prof. Dr. Francisco Ribeiro da Costa – Reitor da Unifesspa;

Prof. Dr. Denilson da Silva Costa – Pró-Reitor de Ensino de Graduação;

Profa. Dra. Lúcia Cristina Cavalcante da Silva – Diretora de Ensino da Proeg;

Profa. Ma. Elizabeth Rego Sabino – Chefe da Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente da Proeg.

09h 40min – Conferência: Interdisciplinaridade: concepções, contexto universitário, desafios e possibilidades.

Convidada: Profa. Dra. Luiza Olívia Lacerda Ramos (UFBA)

Moderador(a): Prof. Dr. Eudes André Leopoldo de Souza (IETU/Proex/Unifesspa)

10h 40min – Trocas de saberes.

11h 40min - Encerramento.

25/06/2021

08h – Boas-vindas e exibição de atividade cultural.

08h 15min - Mesa-redonda: A interdisciplinaridade em práticas de ensino, pesquisa e extensão na Unifesspa.

Mediador(a): Profa. Dra. Lúcia Cristina Cavalcante da Silva (IESB/Proeg/Unifesspa)

Convidados(as):

- Profa. Dra. Aline Coutinho Cavalcanti (IESB/Unifesspa);

- Profa. Dra. Hildete Pereira dos Anjos (ICH/Unifesspa);

- Prof. Dr. Daniel Nogueira Silva (IEDAR/Unifesspa);

- Profa. Dra. Maria José Andrade de Souza (IEDS/Unifesspa);

- Prof. Dr. Antônio Carlos dos Santos Nascimento Passos de Oliveira (IGE/Unifesspa).

- Prof. Dr. Abílio Pacheco de Souza (ILLA/Unifesspa)

- Prof. Dr. Wagner Soares Alencar (ICE/Unifesspa)

- Prof. Dr. Ulisses Brigatto Albino (ICE/Unifesspa)

- Profa. Dra. Raphaela de Toledo Desiderio (IETU/Unifesspa)