XIV Encontro Nacional de Economia Ecológica será realizado em novembro e já aceita submissão de trabalhos

• Publicado: Segunda, 14 de Junho de 2021, 17h17
  • Última atualização em Segunda, 14 de Junho de 2021, 17h20

Encontro ECOECO 2021 campus UFSB site eventoA Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO) é uma sociedade científica, sem fins lucrativos, voltada à organização e à estruturação no Brasil do campo de estudos e conhecimento transdisciplinar da Economia Ecológica, integrando distintos campos disciplinares como o da física (termodinâmica), da ecologia (ecossistema, resiliência, capacidade de suporte, serviços ecossistêmicos), da sociologia (justiça distributiva, equidade intergeracional) da economia (escala, alocação de recursos, custo de oportunidade, macroeconomia e microeconomia), entre outros.

Os encontros bienais da ECOECO objetivam promover um espaço de aproximação e interlocução entre pesquisadores e instituições, bem como divulgar estudos desenvolvidos em suas temáticas de cobertura, incentivando as discussões acadêmicas sobre políticas públicas voltadas para a sustentabilidade ambiental e divulgando trabalhos e pesquisas científicas mais recentes.

Em 2021, o XIV Encontro Nacional de Economia Ecológica conta com a parceria institucional da Universidade Federal do Sul da Bahia e será realizado entre os dia 9 a 11 de setembro, de maneira totalmente remota, em função da crise sanitária pela qual o Brasil e o mundo atravessam. Esta edição do Encontro Nacional de Economia Ecológica tem como tema “Crises Sistêmicas e as Contribuições da Economia Ecológica”. O professor Tiago Barcelos, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Unifesspa, integra a organização do evento.

A ocorrência da pandemia de COVID-19 é um sinal de alerta para a emergência de uma possível nova era pandêmica, na qual possivelmente serão cada vez mais frequentes crises sanitárias globais, que se somam às crises socioambientais próprias do Antropoceno. A emergência climática, a rápida erosão da biodiversidade e o surgimento de pandemias são desafios para a espécie humana e que se conectam às agressivas perturbações ao delicado e complexo equilíbrio ecossistêmico do Planeta Terra. A humanidade deve coletivamente agir no sentido de impedir que tais crises sistêmicas impeçam as condições para a continuidade do processo civilizador humano.

A Economia Ecológica pode e deve contribuir com este debate, oferecendo uma visão realista das relações entre sistema econômico e meio ambiente. Como os sistemas econômicos devem reagir a tais crises? Qual o futuro do ensino das ciências econômicas e das ciências ecológicas? Qual deve ser o significado de crescimento econômico e prosperidade humana neste contexto? Qual o papel da ciência e dos pesquisadores? O atual ritmo de mobilização coletiva é suficiente para impedir uma catástrofe socioambiental? O debate sobre sustentabilidade ganhará novo impulso a partir da pandemia de COVID-19?

As perguntas acima guiarão as discussões do XIV Encontro Nacional de Economia Ecológica. A intenção é que o evento não forneça respostas prontas e definitivas, mas apresente subsídios e elementos para a busca de respostas para as crises sistêmicas que farão do século XXI um século desafiador e decisivo para a humanidade.

Pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação de todas as áreas e níveis, assim como atuantes em setores fora da Universidade e preocupados com a questão ambiental são muito bem-vindos a submeterem trabalhos e darem suas contribuições. Para maiores informações, acesse: https://www.even3.com.br/ecoeco2021/

*Com informações da organização do evento.