Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professor da Faculdade de História da Unifesspa lança livro na próxima terça-feira

  • Publicado: Sexta, 11 de Junho de 2021, 17h25
  • Última atualização em Segunda, 14 de Junho de 2021, 09h53
  • Acessos: 770

Lançamento Livro Carlo MontiNo dia 15 de Junho, ocorrerá o lançamento do livro “História da Cafeicultura em Ribeirão Preto, rede de negócios e o crédito agenciado pelo empreendedor Joaquim da Cunha Diniz Junqueira (1890 – 1915)”, de autoria do prof. Dr. Carlo Guimarães Monti, professor na Faculdade de História (FaHist) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

O livro analisa as diversas atividades econômicas promovidas por Joaquim da Cunha Diniz Junqueira que foi fazendeiro, cafeicultor, comerciante, negociante de café, dono de casa de comissariado e político, entre os anos de 1890 e 1915 em Ribeirão Preto - SP. A documentação utilizada na pesquisa estava dispersa em arquivos privados e públicos, que mereceu amplo tratamento sobre as relações socioeconômicas do personagem. Busca-se compreender o processo histórico que revela os negócios empreendidos por Joaquim da Cunha Diniz Junqueira que tenderam a se aproximar da dinâmica pautada nos referencias tradicionais e familiares.

O professor explica que, no livro, “Demonstra-se como promoveu a diversificação dos empreendimentos econômicos. Investiga-se os estratagemas e práticas econômicas entre condutas tradicionais e racionais. Explica-se o papel dos negócios relacionados às hipotecas e aos empréstimos. Verifica-se a constituição, organização e produção de café na sua fazenda, propriedade que sintetizou boa parte do comportamento econômico do agente histórico estudado.”

O evento de lançamento contará com as participações dos professores Paulo Eduardo Teixeira (UNESP-Marília) que é o atual presidente da Associação Nacional de História (Anpuh-SP) e do professor Lelio Luiz Oliveira (USP-FEARP), além da presença do autor da obra, Carlo Monti que é professor da (Fahist) e do mestrado do ProfHistoria. O lançamento será transmitido pelo canal do YouTube da ANPUH-SP: http://youtube.com/anpuhsp e não será necessário fazer inscrição prévia e ocorrerá às 19h.

O livro foi publicado pela Editora CRV e pode ser encontrado em https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/35554-historia-da-cafeicultura-em-ribeirao-preto-rede-de-negocios-e-o-credito-agenciado-pelo-empreendedor-joaquim-da-cunha-diniz-junqueira-1890-1915

 

Fim do conteúdo da página