"Afluências”: Faculdade de Artes Visuais inicia espaço de reflexão e debates sobre pesquisas na área

• Publicado: Sexta, 14 de Mai de 2021, 17h42
  • Última atualização em Segunda, 17 de Mai de 2021, 09h48

afluencias marcone finalA Faculdade de Artes Visuais (FAV/ILLA/Unifesspa) inaugura, na próxima sexta-feira, 21 de maio, um espaço de reflexão e debate sobre os diversos tipos de pesquisa no campo das artes visuais: "Afluências", seminário permanente de Artes Visuais, com periodicidade mensal. O encontro de águas e rios é um tópico recorrente em Marabá - cidade surgida no ponto onde o rio Itacaiúnas se mistura ao rio Tocantins – e na região amazônica como um todo. Afluências aponta para o encontro de águas, de pessoas, de ideias.

Esta primeira edição de Afluências traz como convidado o artista contemporâneo Marcone Moreira (Pio XII/MA, 1982). Marcone se radicou em Marabá nos anos 1990, ainda adolescente, e teve sua formação artística inicial na cidade. No início dos anos 2000, conquistou prêmios e reconhecimento nacionais, com uma produção que tangencia questões diversas, como a visualidade das culturas populares, a herança formalista da arte ocidental, a materialidade dos objetos e o mundo do trabalho, informada pela paisagem urbana marabaense.

A programação integra a Semana Acadêmica de Artes Visuais, sendo simultaneamente o encerramento da Semana e a aula inaugural do período letivo que se inicia para as turmas do curso de Artes Visuais da Unifesspa. Afluências oferece a oportunidade para os estudantes do curso conhecerem com maior profundidade a importante produção de Marcone Moreira, acompanhando as reflexões do artista e de seus interlocutores – participarão docentes e estudantes da FAV. A conversa será transmitida ao vivo e ficará disponível nas páginas Artes Visuais Unifesspa das plataformas Facebook e Youtube, de modo a alcançar um público amplo, externo ao curso, e servir como fonte para pesquisas na área.

Afluências: Seminário Permanente de Artes Visuais

Convidado: Marcone Moreira

Data: 21 de maio de 2021

Link: Artes Visuais Unifesspa nas plataformas Facebook e Youtube.