108 anos de Marabá, o Ensino Superior e a Unifesspa

• Publicado: Segunda, 05 de Abril de 2021, 09h23
  • Última atualização em Sexta, 09 de Abril de 2021, 09h30

aniversário marabáNo aniversário de 108 anos de Marabá, não poderíamos deixar de refletir sobre a colaboração da universidade pública para esta cidade-polo do nosso estado. O Ensino Superior, em Marabá, é parte importante da história da cidade. Esta que é a cidade polo das regiões sul e sudeste do Pará por suas atividades produtivas, pela capacidade de atração do fluxo migratório, pelas belezas naturais, entre outros aspectos, tem se destacado também como uma referência no campo da Educação Superior.

A universidade pública federal tem sua semente plantada aqui há quase 50 anos, com a vinda do Projeto Rondon, capitaneado pela Universidade de São Paulo (USP), na década de 1970, e essa contribuição foi fundamental para o desenvolvimento do município em todos os aspectos. O campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Marabá, criado em 05 de janeiro de 1987, permaneceu por quase 26 anos e formou milhares de profissionais que atuam, principalmente, na área da Educação nesta região.

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), criada em 05 de junho de 2013, deu um salto significativo na oferta de vagas e na diversificação da formação nesta região de abrangência: hoje, são 42 cursos de graduação e 12 cursos de pós-graduação, distribuídos em seis cidades (além do campus de Marabá, estamos presentes em Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara, e ainda com um polo em Canaã dos Carajás). São quase oito anos – a serem completados em junho próximo – dessa nova universidade.

Ao longo desse período, formamos 3.302 alunos nas mais diversas áreas, das Engenharias, Biológicas, Exatas e Naturais, Geociências a Educação do Campo, Jornalismo, Artes Visuais e Direito e Ciências Humanas, entre outras. Na Pós-graduação, formamos 201 mestres, profissionais esses que têm participado ativamente da construção história de Marabá, e atuam de forma competente e comprometida, nos mais diversos setores da sociedade marabaense.

O contexto de atuação desses profissionais qualificados ainda é o de uma região de contrastes, com um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, mesmo sendo a maior província mineral do planeta e possuindo um dos maiores rebanhos de bovinos do Brasil. É também onde habitam um dos maiores agrupamentos de assentamentos de reforma agrária do Brasil, mas que são frutos das lutas pelo território e de diversos conflitos agrários, que não cessam e acabam por transformar a região em um dos principais focos de violência no campo brasileiro.

Diante desses desafios, a Unifesspa tem a responsabilidade de construir novos caminhos que levem ao desenvolvimento social, econômico e sustentável para Marabá e sua região de influência. E essa cidade, que abriga a sede da nossa universidade, também tem participado fortemente desse processo de amadurecimento institucional, por meio de relações com os mais distintos setores sociais, em que o diálogo é ponto central para o objetivo comum de promover uma cidade melhor para todos.

Dessa maneira, a Unifesspa compromete-se com Marabá a permanecer atenta às realidades locais, a fortalecer e aperfeiçoar o ensino nas salas de aula, a produção de conhecimento científico, a relação direta com todos os campos, acreditando que a ciência promovida pela universidade pública, gratuita e de qualidade pode e deve transformar para melhor a vida das pessoas, de suas comunidades, de sua cidade e do país. Viva Marabá!

Texto de Francisco Ribeiro

Reitor da Unifesspa