I JORNADA DE ESTUDOS EM MATEMÁTICA

Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2015, 10h40 | Última atualização em Sexta, 02 de Outubro de 2015, 10h50 | Acessos: 7658

A I Jornada de Estudos em Matemática (JEM), nasce da experiência da Faculdade de Matemática (FAMAT) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) na realização da Semana Acadêmica do Curso de Matemática (SAMAT). Este último é uma das atividades de extensão da Famat, projetada na elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática. Com duas edições da SAMAT já realizadas, percebeu-se a necessidade de criar um momento que não se limitasse apenas a atividades de extensão, mas também se criasse espaços para atividades científicas, principalmente a divulgação e socialização de trabalhos de pesquisas, desenvolvidos tanto no âmbito da universidade quanto fora dela, integrando diferentes pesquisadores da área. Assim, a Jornada de Estudos em Matemática, deverá propiciar a interação dos sujeitos e conhecimentos envolvidos, em diferentes modalidades e graus de ensino e instituições, nas questões referentes à matemática (pura ou aplicada), ao ensino e à formação do professor que ensina matemática. Para isso, será desenvolvido, ao longo de quatro dias, diferentes atividades como mesas redondas, conferências, palestra, comunicações científicas, relatos de experiência e pôsteres em que participarão delas alunos de graduação em Matemática, alunos de cursos de pós graduação, professores da educação básica, professores do ensino superior e pesquisadores. Caracterizada como um evento regional, em sua programação se farão presentes profissionais da UNIFESSPA e de outras instituições, como a, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com a presença do Prof. Dr. Léo Akio Yokoyama que irá proferir a palestra intitulada "Matemática e Síndrome de Down" e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)com a participação do Prof. Saddo Ag Almouloud que fará a Conferência de Abertura com o Título "Contexto e contextualização nos processos de ensino e aprendizagem da matemática".