Alunos de Licenciatura têm possibilidades de estágio ampliadas com novo convênio

• Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 14h10
  • Última atualização em Quinta, 26 de Novembro de 2020, 10h06

AssinaturaA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio do Instituto de Ciências Exatas (ICE), firmou convênio com o Grupo Futuro Educacional. O vínculo possibilita agora que estudantes de Licenciatura da universidade possam estagiar também na rede privada de ensino. O termo de estágio foi assinado na última segunda (23), em Marabá. Este é apenas um dos convênios de estágio que a Universidade tem formalizado junto a instituições das rede pública e privada de educação no estado.

Para Raimundo Nonato Araújo Junior, diretor do Grupo Futuro, a parceria com a Unifesspa representa um elo com estudantes com formação de qualidade. “O Grupo entende que a formação passa pela abertura do estágio para que haja o amadurecimento do estudante do ensino superior. Assim, nos predispomos como um celeiro de oportunidade de aprendizagem e de vivência e experimentação por parte dos alunos. A Unifesspa já tem histórico de qualidade de ensino bastante destacado, especialmente no campo da educação. Então, aqui encontramos estudantes com perfil bem desenvolvido, o que os torna, em um grau de formação, destacados em relação a alunos de outras instituições”, ressalta.

O diretor da Faculdade de Química (Faquim), Wagner Soares de Alencar, destaca a importância da formalização da parceria com o Grupo. “Como formado em Licenciatura, vejo que o estágio é uma necessidade de complementação da formação. Já tínhamos proximidade com o diretor do Grupo Futuro anteriormente. Agora, nós formalizamos a interação que já temos na intenção de valorizar mais ainda a formação do profissional da Licenciatura”.

Atualmente, o Instituto de Ciências Exatas (ICE) possui hoje quatro Faculdades, que oferecem a formação em nível de licenciatura em Física, Matemática, Química e Ciências Naturais. A professora Joana Siqueira, diretora do ICE, parabeniza o diálogo com o grupo Futuro e lembra da importância da oportunidade do estágio para os egressos da área. “É importante destacar a função do professor na nossa sociedade. A universidade já tem essa parceria com as escolas públicas, e esta é uma iniciativa interessante de olhar o mercado privado, que também é um setor de oportunidade. Esta significa uma boa oportunidade de formação para os alunos da Unifesspa, uma vez que devemos valorizar o perfil do profissional que sai de nossos cursos da graduação que é o de professor”.

Além dos cursos do ICE, poderão usufruir do Convênio de Estágio com o Grupo Futuro Educacional, os estudantes de Licenciatura em Letras, em Artes Visuais e em Pedagogia. O Convênio tem um prazo de vigência de cinco anos.

A reitora em exercício da Unifesspa, profa. Dra. Lucélia Cardoso, também participou da assinatura do Convênio. Para a gestora, “o convênio abre espaços de qualificação da formação dos licenciandos. É um campo de trabalho, que os nossos egressos podem atuar”, complementa.