Bibliotecas de Marabá voltam a realizar empréstimo e devolução de livros na próxima semana

• Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2020, 09h02
  • Última atualização em Terça, 27 de Outubro de 2020, 10h24

bibliotecaA partir do próximo dia 3 de novembro, as bibliotecas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Campus Marabá, irão retornar às atividades presenciais, em regime especial, para empréstimo e devolução de obras, com o objetivo de atender aos alunos durante o Período Letivo Emergencial (PLE). O atendimento será realizado com agendamento prévio.

O atendimento presencial só será realizado mediante agendamento obrigatório, em horário determinado, de segunda a sexta-feira, com início às 8h15 e encerramento às 11h30, e se restringirá ao empréstimo e à devolução de materiais via Setor de Referência (área de atendimento). O acesso local à Biblioteca ocorrerá de forma controlada, seguindo os seguintes protocolos sanitários e de biossegurança:

• O usuário deverá entrar em contato com a Biblioteca para realizar o agendamento de sua visita e solicitar a autorização de acesso, obrigatória para entrada nas dependências da Unifesspa, com antecedência mínima de 48 horas;
  • A lista de usuários agendados para atendimento presencial será entregue diariamente à portaria (Bibliotecas das Unidades I e II);
  • Para ter acesso às dependências da Unifesspa, o usuário deverá apresentar na Portaria, um documento oficial de identificação com foto;
  • Para a entrada na Biblioteca, o usuário será submetido à aferição de temperatura. Não será permitida a entrada de pessoas cuja temperatura corporal seja superior a 37,5ºC;
  • Não será permitida a entrada de pessoas sem o uso adequado de máscaras de proteção;
  • A autorização de acesso é nominal e só terá validade no dia e horário descritos na lista. Caso o usuário não possa comparecer na data e horário previstos, será necessário solicitar novo agendamento;
  • O agendamento deverá ser realizado, exclusivamente, via e-mail com o assunto “Agendamento”, no horário de 8h15 às 11h30, de segunda a sexta-feira, excetuando-se sábados, domingos, feriados e pontos facultativos. No corpo do e-mail deverá constar obrigatoriamente a identificação do usuário (nome completo, matrícula ou siape) e os dados da obra requerida (autor, título, edição e ano);
  • O agendamento para o atendimento presencial dar-se-á conforme a demanda da Unidade e respeitando a ordem de chegada das solicitações;
  • Não será atendido o usuário que não fizer agendamento prévio;
  • A autorização de acesso é pessoal e intransferível e não poderá ser utilizada por terceiros;
  • Não será permitida a entrada de pessoas da comunidade externa (sem vínculo institucional);
  • Os usuários deverão evitar aglomeração e praticar o distanciamento social, conforme estabelecido pelas autoridades sanitárias;
  • Não será permitido o acesso à área do acervo;
  • Não será permitido o acesso às áreas de estudo individual e em grupo;
  • Não será permitido o acesso às estações de pesquisa acadêmica.

Serão disponibilizados os seguintes serviços: empréstimo bibliográfico domiciliar; cadastramento de usuários; devolução bibliográfica;  reserva bibliográfica; orientação para pesquisa bibliográfica (somente via e-mail); divulgação das aquisições bibliográficas; elaboração de ficha catalográfica (solicitações via e-mail); orientação para normalização de trabalhos acadêmicos (somente via e-mail); publicação de trabalhos acadêmicos no Repositório Institucional; envio de materiais digitais por e-mail, desde que não estejam disponibilizados no Repositório Institucional.

Ficam temporariamente suspensos os seguintes serviços: agendamento e acesso às salas de estudo em grupo; agendamento e acesso às estações de pesquisa acadêmica; acesso ao salão de pesquisa; acesso às cabines de estudo individual; consulta e acesso local ao acervo; recebimento de doações de obras impressas; visita orientada programada; treinamento presencial de usuários; renovação bibliográfica; liberação de material para reprografia;  empréstimo de obra de consulta; orientação para normalização de trabalhos acadêmicos de forma presencial; empréstimo entre bibliotecas da Unifesspa.

Circulação dos materiais (empréstimo/devolução)

A circulação de materiais regulares (empréstimo e devolução) ocorrerá, exclusivamente, mediante agendamento. Em hipótese nenhuma o material de consulta será liberado para empréstimo. Tendo em vista as medidas de segurança estabelecidas pelas autoridades sanitárias, o prazo para o empréstimo será, excepcionalmente, de 20 (vinte) dias corridos sem direito a renovação. Ressalta-se que durante o atendimento presencial no Período Letivo Emergencial (PLE) é facultada a devolução dos materiais emprestados até o dia 17 de março de 2020.

Todo material devolvido deverá, obrigatoriamente, permanecer em quarentena de 14 (quatorze) dias antes da liberação para um novo empréstimo. Dessa forma, nenhum material devolvido será emprestado antes de finalizado o prazo da quarentena. O usuário poderá verificar no momento da pesquisa no SIGAA se o material está em quarentena ou disponível para empréstimo.

O agendamento para atendimento presencial será realizado via e-mail das bibliotecas conforme o quadro abaixo:

CANAIS DE ATENDIMENTO

BIBLIOTECAS

E-MAILS

Biblioteca Josineide Tavares (Unidade I)

Biblioteca Setorial II (Unidade II)

Biblioteca Campus Tauarizinho (Unidade III)