Abertas as inscrições para bolsas do Programa de Residência Pedagógica da Unifesspa

• Publicado: Sexta, 25 de Setembro de 2020, 09h52
  • Última atualização em Terça, 29 de Setembro de 2020, 08h45

residencia pedagogicaA Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) publicou, ontem (23), os editais do Programa Institucional de Residência Pedagógica 2020, para seleção de bolsistas (estudantes) e preceptores (professores das redes públicas de ensino).

O Programa Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores com a finalidade de induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Seleção de estudantes bolsistas

A seleção oferta 96 bolsas, no valor de R$ 400, para estudantes com matricula ativa em cursos de licenciatura da Unifesspa, que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou que estejam cursando a partir do 5º período, conforme os subprojetos aprovados pela Capes. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, por meio do formulário Google, no período de 23 a 30/09/20. Confira a distribuição das vagas:

• Arte Visuais (Campus Marabá) – 8 vagas – Inscrições aqui.
  • Ciências Naturais e Química (Campus Marabá) - 16 vagas – Inscrições aqui.
  • Educação do Campo (Campus Marabá) - 16 vagas – Inscrições aqui.
  • Física (Campus Marabá) - 8 vagas – Inscrições aqui.
  • Geografia (Campus Marabá) - 8 vagas – Inscrições aqui.
  • Língua Portuguesa (Campus São Félix do Xingu) - 8 vagas – Inscrições aqui.
  • Pedagogia (Campus Marabá) - 16 vagas – Inscrições aqui.
  • Matemática (Campus Marabá) - 16 vagas – Inscrições aqui.

Todos os critérios da seleção podem ser conferidos no Edital. O discente interessado em se inscrever no Processo Seletivo para Bolsista do Programa de Residência Pedagógica – RP poderá obter informações e esclarecer dúvidas referentes ao processo por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Edital de preceptores

Já o edital para seleção de preceptores conta com 12 bolsas, destinadas a professores das redes públicas de ensino. O valor da bolsa, fixado pela Capes, é de R$ 765. As inscrições serão realizadas no período de 23 a 30/09/20, exclusivamente por formulário Google https://forms.gle/A2NQKPfUzEmAY4tL9.

Entre os requisitos para concorrer às vagas estão: Possuir licenciatura correspondente ao componente curricular ou ao curso do subprojeto (exceção para subprojetos de Educação do Campo); possuir experiência mínima de dois anos no magistério na educação básica; ser professor da escola de educação básica das redes públicas de ensino que integra o projeto institucional e estar atuando em sala de aula na área ou etapa correspondente à habilitação concedida pelo curso que compõe o subprojeto.

Confira todos os critérios no Edital.

Objetivos do Programa de Residência

Entre os principais objetivos do Programa, estão: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular; fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica; e fortalecer o papel das redes de ensino na formação de futuros professores.