Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Abertas as inscrições para bolsas do Programa de Residência Pedagógica da Unifesspa

  • Publicado: Sexta, 25 de Setembro de 2020, 09h52
  • Última atualização em Terça, 29 de Setembro de 2020, 08h45
  • Acessos: 818

residencia pedagogicaA Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) publicou, ontem (23), os editais do Programa Institucional de Residência Pedagógica 2020, para seleção de bolsistas (estudantes) e preceptores (professores das redes públicas de ensino).

O Programa Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores com a finalidade de induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Seleção de estudantes bolsistas

A seleção oferta 96 bolsas, no valor de R$ 400, para estudantes com matricula ativa em cursos de licenciatura da Unifesspa, que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou que estejam cursando a partir do 5º período, conforme os subprojetos aprovados pela Capes. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, por meio do formulário Google, no período de 23 a 30/09/20. Confira a distribuição das vagas:

  • Arte Visuais (Campus Marabá) – 8 vagas – Inscrições aqui.
  • Ciências Naturais e Química (Campus Marabá) - 16 vagas – Inscrições aqui.
  • Educação do Campo (Campus Marabá) - 16 vagas – Inscrições aqui.
  • Física (Campus Marabá) - 8 vagas – Inscrições aqui.
  • Geografia (Campus Marabá) - 8 vagas – Inscrições aqui.
  • Língua Portuguesa (Campus São Félix do Xingu) - 8 vagas – Inscrições aqui.
  • Pedagogia (Campus Marabá) - 16 vagas – Inscrições aqui.
  • Matemática (Campus Marabá) - 16 vagas – Inscrições aqui.

Todos os critérios da seleção podem ser conferidos no Edital. O discente interessado em se inscrever no Processo Seletivo para Bolsista do Programa de Residência Pedagógica – RP poderá obter informações e esclarecer dúvidas referentes ao processo por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Edital de preceptores

Já o edital para seleção de preceptores conta com 12 bolsas, destinadas a professores das redes públicas de ensino. O valor da bolsa, fixado pela Capes, é de R$ 765. As inscrições serão realizadas no período de 23 a 30/09/20, exclusivamente por formulário Google https://forms.gle/A2NQKPfUzEmAY4tL9.

Entre os requisitos para concorrer às vagas estão: Possuir licenciatura correspondente ao componente curricular ou ao curso do subprojeto (exceção para subprojetos de Educação do Campo); possuir experiência mínima de dois anos no magistério na educação básica; ser professor da escola de educação básica das redes públicas de ensino que integra o projeto institucional e estar atuando em sala de aula na área ou etapa correspondente à habilitação concedida pelo curso que compõe o subprojeto.

Confira todos os critérios no Edital.

Objetivos do Programa de Residência

Entre os principais objetivos do Programa, estão: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular; fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica; e fortalecer o papel das redes de ensino na formação de futuros professores.

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página