Professor da Unifesspa é um dos organizadores de livro luso-italiano sobre Estudos de Gênero

• Publicado: Quinta, 24 de Setembro de 2020, 08h47
  • Última atualização em Segunda, 28 de Setembro de 2020, 11h49

livro lusoitalianoO professor Fabio Mario da Silva, do Instituto de Estudos do Xingu (IEX) e Programa de Pós-Graduação em Letras (Poslet) da Unifesspa, é um dos principais organizadores do livro “Os Estudos de Gênero - no contexto italiano e de língua portuguesa”. A obra bilíngue, luso-italiana, faz parte de um projeto de uma série de congressos que vêm ocorrem, desde 2014, na Universidade de Lisboa e em uma Universidade da Itália.

Realizado a cada dois anos, o congresso é internacional e promove estudos de gênero no contexto italiano e em língua portuguesa. “Este livro é o resultado do congresso realizado em 2017 em Viterbo na Itália. Eu sou um dos organizadores principais tanto do congresso como do livro e fico responsável pela parte de língua portuguesa”, explica Fabio.

“O objetivo do congresso é discutir as questões de gênero, a condição feminina, problemáticas feministas no contexto das duas línguas ou, isoladamente, refletir sobre um ponto ou comparando os dois contextos em língua e cultura italiana e portuguesa. Várias universidades brasileiras - como a Unifesspa-, além de universidades portuguesas e italianas são parceiras do evento”, diz o professor.

O livro foi impresso em São Paulo, no mês de setembro, compilando textos apresentados na Itália, em 2017. A publicação é bilíngue com capítulos em português e italiano. Conta com professores de universidades do Brasil, Portugal, Estados Unidos e da Espanha. Devido à pandemia, o 6° Congresso de Estudos de Gênero, que ocorreria na Universidade de Foggia (Itália), será realizado em 2022.