Letras-português: Unifesspa forma mais 38 professores da educação básica pelo Parfor

• Publicado: Sexta, 14 de Agosto de 2020, 17h52
  • Última atualização em Segunda, 17 de Agosto de 2020, 18h55

parforFoi com muita emoção que, na manhã desta sexta-feira (14), 38 professores da rede pública de ensino receberam a outorga de grau de licenciados em Letras-Português. Esta é a primeira turma do curso formada pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) da Unifesspa.

A solenidade foi realizada de forma virtual, em respeito ao isolamento social por conta da pandemia. A graduação pelo Parfor é voltada aos professores em exercício da profissão na rede básica de ensino público, mas que não possuem o curso superior na área de atuação.

Dos formandos, 25 são do polo de Santana de Araguaia e 13 são de Rondon do Pará. Agora, os professores são licenciados em Letras-Português e passam a ter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)

Em discurso emocionado, a oradora das turmas, Francisca Santos, lembrou os desafios e superações vividos ao longo da trajetória de formação das turmas. Paraninfa das turmas, a Diretora interina do Instituto de Linguística Letras e Artes (ILLA), profa. Dra. Áustria Rodrigues Brito, falou sobre a trajetória do Parfor e destacou o papel dos professores envolvidos na consolidação do programa.

“O educador deve agir com prudência, responsabilidade, sabedoria e ética. Para aplicar essa lição no magistério, é necessário que nós, educadores, tenhamos mais empatia e amor. Esperamos todos vocês para a continuidade do processo de formação acadêmica”, disse a professora em mensagem aos formandos.

reitor2Já em seu pronunciamento, o reitor da Unifesspa, Prof. Dr. Maurílio Monteiro, ressaltou o papel da Instituição na melhoria do ensino público da região. O reitor salientou, ainda, a necessidade de que os professores mantenham vínculo com a Unifesspa e que ela seja referência para eles.

Monteiro frisou, também, a importância da generosidade na relação professor-aluno, para a construção de uma educação pública de qualidade. “Professores, é essa relação de afeto que irá permitir que mudemos a vida de dezenas de alunos, fazendo da educação uma ferramenta de transformação social”, disse.

Também prestigiaram a cerimônia, a Diretora-Adjunta do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), profa. Dra. Marcilene Feitosa; o Diretor do Instituto de Engenharias do Araguaia (IEA), prof. Dr. Carlos Maviael; o Coordenador Institucional do Parfor, prof. Dr. José Sávio Bicho; a Coordenadora local do curso de Letras Português do Parfor, profa. Dra. Maria Christina Cervera; e a Diretora-Adjunta do ICH, profa. Dra. Ana Cledina Rodrigues.