Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa concede licenciatura para alunos da primeira turma de Matemática do Parfor

  • Publicado: Segunda, 03 de Agosto de 2020, 17h54
  • Última atualização em Terça, 04 de Agosto de 2020, 09h24
  • Acessos: 1183

colacao parfor1Pela primeira vez, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) outorgou grau para uma turma do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). A solenidade de formação ocorreu na última sexta-feira (31) e concedeu títulos de licenciatura em matemática para 12 professores da Educação Básica.

Devido à suspensão das atividades presenciais da Instituição, a outorga de grau foi realizada de forma remota, por meio da plataforma Google Meet. Além dos formandos, cada um participando de casa, a solenidade contou com participação da vice-reitoria, Idelma Santiago, além de professores e representante do poder público.

A primeira turma de matemática do Parfor/Unifesspa foi iniciada em 2016 com 19 alunos, a maioria da zona rural.  Dos formandos, sete são da cidade de Santana do Araguaia, quatro são de Santa Maria das Barreiras e um é de Redenção.

Na ocasião, também colaram grau duas discentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Ciências Exatas da Unifesspa. Foram elas: Bruna Maria Silva dos Santos e Maria Alcione da Silva Nunes.

Em discursos emocionados, os professores recordaram os desafios que os alunos vivenciaram na trajetória da graduação. A coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática do Parfor, profa. Elizabeth Sabino, falou sobre os objetivos do programa para formação dos professores em exercício na rede pública de educação, a fim de que possam ter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

colacao parfor3“Quero parabenizá-los por conseguirem vencer mais essa etapa de suas vidas. Durante esses últimos anos, acompanhei o empenho, a evolução e a conquista de vocês. Agora, cada um, terá a oportunidade de fazer a diferença em seus locais de trabalho e ainda contribuir para a melhoria nos índices de matemática na região”, destacou, de forma emocionada, a professora.

Representando o Secretário de Educação de Santana do Araguaia e patrono da turma, Djalma Moreira, o Subsecretário de Educação, prof. Mizael Almeida, ressaltou a importância da parceira do município com a Unifesspa e como a sociedade é beneficiada com essa colaboração. “Quero agradecer à universidade e aos professores da Unifesspa o apoio dado aos nossos profissionais, agora graduados, na certeza de que eles serão, ainda mais, excelentes profissionais. Digo a vocês que continuem sonhando, pensando grande, e que busquem uma pós-graduação, pois quem ganha com isso é a sociedade em geral”, afirmou o subsecretário.

Em seu discurso, a vice-reitoria da Unifesspa, prof. Idelma Santiago, externou a felicidade em conhecer um pouco das histórias de vida dos formandos e lembrou que a grande maioria deles são professores de escolas do campo, que trazem em sua história um percurso de exclusão dos processos educacionais.

colacao parfor2“O Parfor e a interiorização das universidades são conquistas que precisam ser ampliadas, na perspectiva de promover cada vez mais justiça social. A educação tem papel fundamental no processo de construção de um país, uma região, um local. Por isso, vocês devem ser inspiração para que outras pessoas façam o percurso que vocês fizeram até aqui”, disse.

Mesa de honra – Participaram da mesa de honra: Raimundo Mangabeira, prof. homenageado das turmas; prof. Ronaldo Ripardo, paraninfo das turmas; a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática, profa. Renata Soraia Guimarães; a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática (Parfor), profa. Elizabeth Sabino; o coordenador Institucional do Parfor/Unifesspa, prof. José Savio de Oliveira; o Diretor do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA), prof. Carlos Maviael; a Diretora Geral do Instituto de Ciências Exatas (ICE), profa. Joana Luiza Pires; o Subsecretário de Educação, prof. Mizael Almeida de Menezes, nesta solenidade representante o Secretário de Educação de Santana do Araguaia, Djalma Moreira de Sousa, patrono das turmas.

Formandos do curso de Licenciatura em Matemática pelo Parfor:

Alex Gomes Barros;

Antônia Cristina Batista de Almeida;

Danielle Maria de Andrade;

Erismar da Silva Santos;

Erivaldo da Silva Santos;

Haniel Santana da Silva;

Kelvia Dias Dourado;

Luciana Freitas dos Santos;

Moisés da Conceição Silva Lopes;

Pedro Ferreira da Silva;

Rosane Mendes Barbosa;

Weslley Resplandes Souza.

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página