Unifesspa concede licenciatura para alunos da primeira turma de Matemática do Parfor

• Publicado: Segunda, 03 de Agosto de 2020, 17h54
  • Última atualização em Terça, 04 de Agosto de 2020, 09h24

colacao parfor1Pela primeira vez, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) outorgou grau para uma turma do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). A solenidade de formação ocorreu na última sexta-feira (31) e concedeu títulos de licenciatura em matemática para 12 professores da Educação Básica.

Devido à suspensão das atividades presenciais da Instituição, a outorga de grau foi realizada de forma remota, por meio da plataforma Google Meet. Além dos formandos, cada um participando de casa, a solenidade contou com participação da vice-reitoria, Idelma Santiago, além de professores e representante do poder público.

A primeira turma de matemática do Parfor/Unifesspa foi iniciada em 2016 com 19 alunos, a maioria da zona rural.  Dos formandos, sete são da cidade de Santana do Araguaia, quatro são de Santa Maria das Barreiras e um é de Redenção.

Na ocasião, também colaram grau duas discentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Ciências Exatas da Unifesspa. Foram elas: Bruna Maria Silva dos Santos e Maria Alcione da Silva Nunes.

Em discursos emocionados, os professores recordaram os desafios que os alunos vivenciaram na trajetória da graduação. A coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática do Parfor, profa. Elizabeth Sabino, falou sobre os objetivos do programa para formação dos professores em exercício na rede pública de educação, a fim de que possam ter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

colacao parfor3“Quero parabenizá-los por conseguirem vencer mais essa etapa de suas vidas. Durante esses últimos anos, acompanhei o empenho, a evolução e a conquista de vocês. Agora, cada um, terá a oportunidade de fazer a diferença em seus locais de trabalho e ainda contribuir para a melhoria nos índices de matemática na região”, destacou, de forma emocionada, a professora.

Representando o Secretário de Educação de Santana do Araguaia e patrono da turma, Djalma Moreira, o Subsecretário de Educação, prof. Mizael Almeida, ressaltou a importância da parceira do município com a Unifesspa e como a sociedade é beneficiada com essa colaboração. “Quero agradecer à universidade e aos professores da Unifesspa o apoio dado aos nossos profissionais, agora graduados, na certeza de que eles serão, ainda mais, excelentes profissionais. Digo a vocês que continuem sonhando, pensando grande, e que busquem uma pós-graduação, pois quem ganha com isso é a sociedade em geral”, afirmou o subsecretário.

Em seu discurso, a vice-reitoria da Unifesspa, prof. Idelma Santiago, externou a felicidade em conhecer um pouco das histórias de vida dos formandos e lembrou que a grande maioria deles são professores de escolas do campo, que trazem em sua história um percurso de exclusão dos processos educacionais.

colacao parfor2“O Parfor e a interiorização das universidades são conquistas que precisam ser ampliadas, na perspectiva de promover cada vez mais justiça social. A educação tem papel fundamental no processo de construção de um país, uma região, um local. Por isso, vocês devem ser inspiração para que outras pessoas façam o percurso que vocês fizeram até aqui”, disse.

Mesa de honra – Participaram da mesa de honra: Raimundo Mangabeira, prof. homenageado das turmas; prof. Ronaldo Ripardo, paraninfo das turmas; a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática, profa. Renata Soraia Guimarães; a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática (Parfor), profa. Elizabeth Sabino; o coordenador Institucional do Parfor/Unifesspa, prof. José Savio de Oliveira; o Diretor do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA), prof. Carlos Maviael; a Diretora Geral do Instituto de Ciências Exatas (ICE), profa. Joana Luiza Pires; o Subsecretário de Educação, prof. Mizael Almeida de Menezes, nesta solenidade representante o Secretário de Educação de Santana do Araguaia, Djalma Moreira de Sousa, patrono das turmas.

Formandos do curso de Licenciatura em Matemática pelo Parfor:

Alex Gomes Barros;

Antônia Cristina Batista de Almeida;