Reunião aberta reúne cerca de 800 participantes e promove debate ampliado sobre Período Letivo Emergencial

• Publicado: Sexta, 31 de Julho de 2020, 13h03
  • Última atualização em Sexta, 31 de Julho de 2020, 13h45

reuniao aberta pleCerca de 800 membros da comunidade acadêmica, entre alunos, professores e técnicos da Unifesspa participaram da reunião aberta on-line realizada, ontem (31), para apresentar a proposta de Período Letivo Emergencial (PLE). Foi mais um importante espaço estabelecido pela Unifesspa para garantir amplo debate e diálogo diante de um momento histórico e desafiador para a Instituição.

Durante cerca de três horas, a comunidade pode comentar a proposta, apresentar sugestões e fazer críticas à minuta construída coletivamente, após várias contribuições no Participa.Unifesspa, além das diversas reuniões realizadas em institutos e faculdades e no âmbito do Grupo de Trabalho “Regime Especial de Ensino em Tempos de Pandemia”, criado em 26 de maio.

Os debates iniciados ainda no mês de maio contabilizaram mais de 30 reuniões realizadas, resultando na redação da terceira versão da proposta. Durante a reunião aberta, a comunidade discutiu diversos pontos relacionados às dificuldades de inclusão digital, acessibilidade, carência no acesso a equipamentos de Tecnologia da Informação, a exemplo de computadores e notebooks, bem como os desafios para os professores na adaptação e planejamento do ensino remoto.

Entre as principais dúvidas e críticas dos docentes estava a contabilização do PIT, mudança na carga de trabalho dos professores e o registro dessas atividades no âmbito do ensino remoto. No entanto, também ressaltaram a possibilidade de avanço e aprendizado com o atual momento de crise. A comunidade reconheceu a limitação da minuta em superar todas as desigualdades de acesso e condições de ensino-aprendizagem para alunos e professores, muitas delas já existentes antes mesmo da pandemia, mas ressaltaou a necessidade de dar passos num momento crítico e delicado, em especial para os mais de 800 alunos que possuem o status de formando, muitos deles aguardando uma única disciplina para a conclusão do curso.

Alunos também tiraram dúvidas sobre aproveitamento de créditos, uso de bibliotecas virtuais e sobre o serviço de pacote de dados de internet que será ofertado aos estudantes em situação de vulnerabilidade econômica, por meio de programa específico do Governo Federal. Outras questões relacionadas ao ensino remoto durante a pandemia continuarão sendo aprofundadas e reavaliadas após a decisão e no decorrer das ações, de acordo com os novos protocolos e atualização das condições de controle epidemiológico, a exemplo da possibilidade de usos de livros da biblioteca.Destaque Idelma reuniaoPLE

Uma nova reunião do GT Ensino Emergencial será realizada na tarde desta sexta-feira (31), às 15h, para a incorporação das sugestões e observações registradas na reunião aberta. O encontro para a última sistematização da proposta a ser enviada ao Consepe acontecerá com a participação de professores de todos os institutos e faculdades, bem como dos membros, gestores e técnicos envolvidos na redação da minuta.

A proposta de Período Letivo Emergencial (PLE) prevê a autorização para a oferta de ensino remoto emergencial, de forma não presencial (remota), não obrigatória, mantidas as condições de distanciamento entre docente e discentes, viabilizado pelo uso de metodologias de ensino proporcionadas por tecnologias digitais, arranjos pedagógicos com utilização de comunicação indireta ou outras formas de compartilhamento de conteúdos acadêmicos com a mediação do docente.

Se aprovado no Consepe, será realizado no período de 8 de setembro a 22 de dezembro, contabilizando 86 dias letivos, podendo ser ofertadas atividades acadêmicas diversas ou disciplinas obrigatórias e optativas e atividades complementares. O estudante poderá se matricular em qualquer disciplina, independente do bloco e se reprovar ou desistir não haverá queda de bloco para os estudantes.