Consepe inicia discussões sobre aulas remotas e ações emergenciais durante a pandemia

• Publicado: Quarta, 08 de Julho de 2020, 11h36
  • Última atualização em Quarta, 15 de Julho de 2020, 19h40

Destaque BlocoCentralNesta quinta-feira (9), o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizará a 4ª Reunião Ordinária de 2020. De forma on-line, pela plataforma Serviço de Conferência Web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), os conselheiros vão iniciar o debate sobre questões relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão durante o período de pandemia.

Na pauta do dia estão a apresentação de proposta para criação de período letivo emergencial (2020.5); o Plano de Ações Remotas Emergenciais para a Extensão, Cultura e Assistência Estudantil; a Minuta da resolução do funcionamento dos Cursos de Especialização, entre outros pontos.

Como acontece em todos os processos decisórios da Unifesspa, as propostas apresentadas são inicialmente submetidas ao Conselho, passam por pareceres das Câmaras e, só então, após amplo debate, é realizada a apreciação da pauta. Na reunião desta quinta-feira, apenas será submetida formalmente aos membros do Consepe a proposta de debate sobre realização de aulas remotas exclusivamente durante a pandemia, com base em discussões já iniciadas por diretores de Unidades Acadêmicas, Dirigentes, Pró-Reitorias, Reitoria e comunidade universitária.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, desde 19 de março, as atividades e eventos acadêmicos presenciais estão suspensos na Unifesspa. Em abril, o Conselho Superior (Consun) da Unifesspa votou pela suspensão, por tempo indeterminado, do calendário acadêmico 2020. Desde então, diversas ações e frentes de trabalhos estão sendo adotadas para organizar o futuro retorno às atividades, a exemplo da criação de grupos de trabalho (GTs) para que, em amplo debate, seja possível construir uma nova rotina acadêmica no pós-pandemia.

A Unifesspa estuda alternativas para diminuir os impactos causados pela suspensão das aulas presencias, com foco especial nos alunos em situação de mais vulnerabilidade e os que estão próximos a concluir a graduação. A adoção de atividades remotas emergenciais, por tempo limitado, deverá ser amplamente debatido pela comunidade. No último dia 3, o Comitê de Acompanhamento da Covid-19 da Unifesspa emitiu nota mantendo a suspensão das atividades acadêmicas, reafirmando o compromisso da Unifesspa de preservar a saúde de seus estudantes, técnicos, professores e colaboradores que prestam serviços terceirizados, contribuindo socialmente para evitar a proliferação do vírus.