Professores da Unifesspa têm projetos aprovados no Edital Pepeti e iniciam as atividades de pesquisa em Canaã dos Carajás

• Publicado: Quarta, 01 de Julho de 2020, 19h10
  • Última atualização em Quinta, 02 de Julho de 2020, 14h52

sala de aula canaaPesquisadores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que tiveram propostas selecionadas no Edital de Projetos Estratégicos para Prefeitura de Canaã dos Carajás, devem iniciar neste mês as atividades de pesquisa.

São estudos científicos importantes que vão beneficiar o município, a partir da produção de subsídios à formulação de políticas públicas, a ações de planejamento e estratégicas da Prefeitura de Canaã dos Carajás.

O resultado da chamada pública do edital Pepeti foi divulgado no último dia 25 de junho e as atividades de pesquisa no vão ocorrer dentro de um prazo de até 24 meses. Com investimento global de R$ R$ 508 mil, esta parceria inédita visa estimular pesquisas que auxiliem efetivamente nas políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável do município.

O edital financia bolsas (nas modalidades Iniciação Científica, Apoio Técnico, Mestrado e Pesquisa) e custeio (passagens e diárias), com duração de 12 meses, podendo ser renovadas por igual período. O valor das bolsas que serão concedidas variam entre R$ 500 e R$ 1.800, de acordo com a modalidade do pesquisador.

O reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, ressaltou a importância desta parceria inédita, com o investimento em estudos diretamente voltados à realidade local. "Este projeto será um sucesso, servindo de exemplo para novas parcerias de incentivo à pesquisa. Estamos convictoss de que o investimento em pesquisas traz retornos significativos para a região, melhorando a qualidade das políticas públicas e, consequentemente, a vida das pessoas. Queremos cada vez mais ampliar o volume de pesquisas que tragam impactos diretos ao desenvolvimento da nossa região", disse.

Linhas de pesquisa

Dividido em cinco linhas de pesquisa, a seleção estava aberta à participação de pesquisadores e instituições de todo o país. A proposta submetida pelo professor Ronaldo Ripardo, do Instituto de Ciências Exatas da Unifesspa foi uma das selecionadas.O projeto “Abordagem Linguística ao Letramento em Matemática: teoria e prática pedagógica” propõe compreender as dificuldades apresentadas por professores de matemática para organizar e implementar práticas pedagógicas.

Além disso, visa estabelecer estratégias de ensino pautadas em uma abordagem linguística, que viabilize a superação de dificuldades desses professores e que possam contribuir para a melhoria de habilidades importantes ao aperfeiçoamento do letramento em matemática dos alunos. professor ripardo

“Estamos muito empolgados com essa seleção, que trouxe a possibilidade de fomento para pesquisas científicas, algo escasso atualmente. Além disso, o fato da proposta que submeti estar vinculada ao Programa de Mestrado PPGECM, vai impactar positivamente nossa avaliação na Capes, mostrando que o programa cumpre com a função de impactar a região em que está inserido”, destaca o professor Ripardo.

Entre os potenciais impactos do projeto, em curto prazo, está a produção de conhecimento sistematizado acerca do perfil de letramento dos professores de matemática; conhecimento científico especializado que subsidie ações de planejamento estratégico para superação dos baixos índices de proficiência em letramento matemático dos alunos.

Em médio prazo, o projeto objetiva estimular a produção de materiais didáticos e instrucionais com foco na especificidade do município; formular indicadores para política de formação continuada do município para professores de matemática; além de apresentar indicadores qualitativos para subsidiar a seleção de livros literários e paradidáticos de matemática para ampliação do acervo das bibliotecas.

Já o projeto “Agricultura Familiar em Canaã dos Carajás: Trilhando um caminho para a sustentabilidade”, submetido pela professora Karen Costa (IEDAR/Unifesspa), tem por objetivo produzir resultados que contribuam para o desenvolvimento rural municipal e que subsidiem a formulação de políticas públicas de apoio à agricultura familiar considerando a realidade local e conceitos de sustentabilidade.

Entre as metas da pesquisa estão: caracterizar socioeconomicamente a produção e comercialização da agricultura familiar de Canaã dos Carajás; caracterizar os serviços ambientais e a viabilidade econômica de sistemas agroflorestais; utilizar os SAF’s que serão implantados e os já existentes na região; e avaliar os impactos ecológicos e socioambientais da implantação de sistemas de produção de leite orgânico na agricultura familiar no município de Canaã de Carajás.

Também foram aprovadas as pesquisas: "Planejamento para o Desenvolvimento em Canaã dos Carajás: Data Science e análise regional aplicadas à convergência de políticas públicas", prof. Victor Oliveira (IETU); "Dependência Mineral e Trajetória Local: Proposta de produção de subsídios para a formulação de políticas públicas e fomento de ações de Planejamento Econômico de médio e longo prazo para a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás", prof. Lucas Rodrigues (IEDAR); "Processos de Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa: desafios e estratégias para práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas nos anos iniciais o Sistema Municipal", profa. Lucélia Cardoso (ICH).

"Canaã dos Carajás vem tomando medidas para se tornar um município menos dependente da mineração, e diversificar a sua economia. Para nós, a educação e a pesquisa são fundamentais para que possamos buscar outras formas de desenvolvimento, fornecendo ferramentas para a gestão pública e contribuindo para aperfeiçoar a economia local, gerar emprego e renda", destaca o prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade.

Destaque editalpepeticanaa

_____