Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Orgãos públicos planejam interligação moderna de redes

  • Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2015, 10h37
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59
  • Acessos: 2927

  

Reuniram-se na Unidade II do Campus de Marabá da Unifesspa, quarta-feira 25 de agosto, representantes da Prefeitura Municipal, IFPA e Prodepa. Na pauta, o assunto principal e o objetivo é estabelecer um planejamento estratégico para gerenciar tanto a rede metropolitana de Marabá, quanto a rede de aproximação do NavegaPará, ambas utilizando a tecnologia de fibra óptica.

A reunião coordenada pela Unifesspa representa uma proposta factível e sustentável de manutenção e longevidade das redes em questão, a partir do esforço combinado das três esferas de poder público (Federal, Estadual e Municipal).

“Todas as instituições de ensino e o poder público de uma maneira geral enfrentam este problema que causa transtornos e bloqueia benefícios diversos ao cidadão”. disse o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica da Unifesspa, Renato Francês.

Segundo ele, é premente resolver o acesso à internet e como já há um esforço coletivo realizado anteriormente, que é o Navega Pará e a rede metropolitana de fibra, as instituições de ensino do âmbito federal e os governos estadual e o municipal estão unindo esforços na intenção de otimizar o que já existe.

Sobre a importância do projeto de redes que são chamadas “redes metro”, a diretora de Relações Institucionaisda Prodepa, Ana Valeria Prata de Almeida, disse que este projeto vai permitir que o “Navega Pará” consiga interligar todos os órgãos, ou seja, as esferas todas, em banda larga e em fibra óptica.

“Esta tecnologia está sendo seguida para poder disponibilizar mais recursos e acessos para esses órgãos, com links velozes, com a internet para provimento dos serviços à população. Então pra nós, como governo do Estado, é uma oportunidade de podermos chegar cada vez mais a todos os municípios do estado, e a intenção do governo do Estado é que isso aconteça em breve”, acrescentou Valeria Prata.

O representante do IFPA, Josivaldo Lisboa, ressaltou a importância da parceria com a Unifesspa, Prefeitura Municipal de Marabá e a Prodepa.

A concretização desta parceria para o município de Marabá é aguardada com expectativa, segundo o secretário Municipal de Planejamento, Roberval Marco Rodrigues, pois possibilitará a interligação de todos os órgãos a uma rede moderna de fibra óptica. Segundo ele, o município já vinha trabalhando nessa ideia e futuramente planeja fazer chegar o acesso veloz à internet até as escolas, bibliotecas e lugares onde há maior concentração de população.

“O acesso a essa rede vai ajudar a avançar na questão da Cidade Digital tão propalada Brasil afora, e o município de Marabá almeja trabalhar nesse sentido”, disse Roberval

Durante a reunião também foram discutidos detalhes técnicos, custos envolvidos, assim como encaminhamentos para agilizar a viabilização desta parceria. Estima-se que na segunda quinzena de setembro seja celebrado o convênio envolvendo todas as entidades citadas.

 

  

Fim do conteúdo da página