Unifesspa abre processo seletivo para credenciamento de docentes no PDTSA

• Publicado: Sexta, 03 de Abril de 2020, 18h36
  • Última atualização em Terça, 07 de Abril de 2020, 16h37

O Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) divulga a abertura de processo seletivo de credenciamento para professores permanentes, com inscrições até 25 de maio de 2020.

Tendo por Área de Concentração “Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia”, o PDTSA oferta nesta seleção duas vagas para as seguintes linhas de pesquisa: "Estado, Território e Dinâmicas Socioambientais na Amazônia" e "Produção Discursiva e Dinâmicas Socioterritoriais na Amazônia". O processo é regido pelo Edital n° 03/2020 PDTS e pode ser acessado aqui.

Podem ser credenciados como docente permanente, candidato com título de doutor (a), com vínculo funcional-administrativo com a Unifesspa, em regime de trabalho de Dedicação Exclusiva (DE), ou com outras Instituições de Ensino Superior conveniadas com a Unifesspa; e pesquisadores com vínculo em agências de fomento.

Na inscrição, é necessário apresentar comprovantes de, pelo menos, seis itens de produção técnico-científica e artística, vinculada à linha de pesquisa de interesse.

As inscrições serão realizadas por memorando eletrônico endereçado ao PDTSA (Chefia e Secretaria), pelo Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) da Unifesspa para candidato docente da Unifesspa. Ou por e-mail, exclusivamente a docentes de outras Instituições de Ensino Superior ou pesquisadores, obedecidas as normativas da Portaria CAPES Nº 81, de 3 de junho de 2016, no endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com assunto “INSCRIÇÃO CREDENCIAMENTO 2020”. A inscrição via digital cumpre a determinação do Comitê da Unifesspa de Acompanhamento do Coronavírus (COVID-19).

PDTSA

O Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA) foi criado em 2012, com curso de mestrado, no campus da Universidade Federal do Pará em Marabá. Com a criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifespa), em julho de 2013, o PDTSA passa a integrar o Instituto de Ciências Humanas da Unifesspa.

O programa que já titulou quase 100 mestres, tem duas linhas de pesquisa. A linha 1 - Estado, Território e Dinâmicas Socioambientais na Amazônia tem por objetivo investigar a região amazônica nas suas dinâmicas sociais, políticas, econômicas ambientais e culturais em sua interatividade com os aspectos globais e regionais da expansão do capital. E a linha 2 - Produção Discursiva e Dinâmicas Socioterritoriais na Amazônia, estuda representações discursivas das relações que se instauram nas dinâmicas sociais, políticas, ambientais e culturais na Amazônia.

Mais informações sobre o PDTSA estão disponíveis em seu endereço eletrônico www.pdtsa.unifesspa.edu.br.

Acesse aqui o edital.