Unifesspa comemora primeiras defesas de TCC dos estudantes do Parfor

• Publicado: Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 14h22
  • Última atualização em Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 18h38

Imagem1A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) iniciou, em 2016, as primeiras turmas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Foram muitos os esforços empreendidos para garantir o cumprimento dessa ação tão importante para a sociedade, que é a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade para profissionais do magistério da rede pública que não possuem formação específica na área em que atuam, em sala de aula.

Este mês, a comunidade universitária pode prestigiar as primeiras defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos concluintes das turmas de Licenciatura em Letras e em Matemática, no município de Santana do Araguaia. Rosane Mendes Barbosa foi a primeira aluna a defender o TCC no curso de Matemática.

“Esses quatro anos de estudo contribuíram muito para o meu aprendizado como pessoa e como profissional. Só tenho a agradecer à instituição pelo apoio, à coordenadora do programa e aos professores que estiveram com a gente durante toda essa jornada e dizer para todos que este período de TCC, que é visto por muitos como difícil, não é impossível de ser alcançado”, disse.

O cronograma de defesas dos alunos concluintes de Letras, em Santana do Araguaia, segue até o dia 24 de fevereiro e as apresentações são abertas à comunidade. A turma de Letras, em Rondon do Pará, começa a defender em março e as turmas de Pedagogia (Xinguara e Marabá), no mês de julho.

Para a Profa. Dra. Maria Christina Cervera, coordenadora do Parfor Letras, o momento é grande alegria e satisfação não só para os alunos concluintes, mas para professores, técnicos e demais membros da comunidade universitária que acompanharam de perto a trajetória desses alunos-professores. “Garra, determinação, foco, responsabilidade e empenho marcaram o percurso desses fortes alunos-professores. São professores especiais da Amazônia, prontos para aplicarem, divulgarem, multiplicarem seus conhecimentos, agora mais ampliados”, elogiou.defesa TCC Letras

Além dos cursos em Santana do Araguaia (Letras/Português e Matemática), Xinguara (Pedagogia), Rondon do Pará (Letras/Português) e em Marabá (Pedagogia), a Unifesspa possui três turmas ativas do curso de Pedagogia, em Breu Branco e duas em Moju. No total, são 191 professores atendidos nessas cidades.

O programa é fundamental para que profissionais das redes públicas de educação básica possam ter educação superior, de forma gratuita e com qualidade, obtendo a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), promovendo, assim, a melhoria da qualidade do ensino público de base.

“Desde 2016, a Unifesspa vem apoiando, contribuindo e incentivando a formação docente no sul e sudeste do Pará. Parabenizamos todos os nossos alunos e docentes que participaram e muito contribuíram com essa formação por todos esses anos. O momento é de muito entusiasmo e alegria pra todos nós”, comemorou a coordenadora geral do Parfor Unifesspa, Sheila Maysa da Cunha Gordo.

Novas turmas

A Unifesspa aguarda edital da Capes, a ser lançado no mês de março,  para definir a oferta de novas turmas. No início deste ano, a Capes abriu cadastro para professores da rede pública interessados em cursar licenciaturas e o Pará registrou mais de 7 mil inscrições.

Além de mapear em todo Brasil os professores que precisam adequar sua formação ao exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o cadastro buscou identificar aqueles que têm real interesse em se especializar. As informações vão nortear o planejamento dos programas de formação inicial de professores da educação básica a serem implementados em 2020.entro de Saúde do Servidor.