Professor da Fadir publica resultado de projeto de pesquisa em revista científica internacional

• Publicado: Quarta, 15 de Janeiro de 2020, 09h25
  • Última atualização em Quarta, 15 de Janeiro de 2020, 09h39

O professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Fadir/Unifesspa), Heraldo Elias Montarroyos, teve artigo publicado na revista Inter Science Place (volume 14, n. 4), em que apresenta o resultado obtido em seu projeto de pesquisa sobre as teses e dissertações da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), na área dos Direitos Humanos.

Segundo o professor Montarroyos, a pesquisa publicada investiga a estrutura epistemológica original de várias teses e dissertações em Direitos Humanos da USP, usando três categorias operacionais e inventariais do conhecimento (ontologia, metodologia e teoria). Montarroyos também avalia, nesse artigo, a natureza epistemológica dos programas de pesquisa da USP, considerando três modos de produção do conhecimento: idealismo, realismo e criticalismo.

Isso lhe permitiu descobrir que seis programas são realistas, ou seja, focalizam rigorosamente o saber empírico; que três programas são criticalistas, buscando fazer a ligação do real com o ideal exposto pela dogmática e doutrina dos direitos humanos; e apenas um programa desenvolveu uma estrutura idealista do conhecimento, sem nenhum conteúdo empírico ou experiência com a realidade.

Ao produzir esse diagnóstico, Montarroyos trouxe duas contribuições, primeiramente, desenvolveu e parâmetros e ambiente intelectual favorável ao diálogo entre as teses e publicações, que geralmente ficam isoladas uma das outras. Com o diálogo estabelecido, foi possível então apresentar um metaprograma de pesquisa em Direitos Humanos, que de forma conciliatória revelou que os procedimentos encontrados nas teses e dissertações apresentam mesmo uma estrutura racional do conhecimento. Nesse sentido, reforça o professor Montarroyos, que ele promoveu a convergência das pesquisas na área dos Direitos Humanos e deixou evidente que existe uma estrutura ou sistema operacional consistente por trás do aparente caos individualista e ideológico de cada tese e dissertação.

Para chegar a essa constatação, Montarroyos fez a reorganização criteriosa das ideias trabalhadas pelos autores selecionados; confrontou e promoveu o diálogo entre os 10 programas de pesquisa organizados, envolvendo mais de duas mil páginas de leitura.  Posteriormente, fez a classificação das ontologias dos programas de pesquisa disponíveis, que resultou, finalmente, na construção de uma síntese ou convergência das investigações em Direitos Humanos, ficando explícita a existência de uma estrutura sofisticada de raciocínio que funciona implicitamente nessa área da pesquisa jurídica.

A Revista Inter Science Place surgiu a partir de uma proposta de criação de um espaço para publicações científicas a nível internacional na área Interdisciplinar durante o V Congresso Latino-americano de Humanidades promovido pela Rede Latino-americano de Humanidades (Chile-2003). Participam na organização deste periódico pesquisadores das diversas Instituições relacionadas neste site e convidadas.

A proposta desta revista é oferecer um espaço para divulgação das suas produções intelectuais com o recorte Interdisciplinar. Fazem parte deste periódico alguns dos principais pesquisadores da área CAInter / CAPES. Esta Revista já faz parte do Qualis CAPES desde o ano de 2006. Em 2012 passou a utilizar o Digital Object Identifier (D.O.I) nos artigos publicados para registro dos documentos com conteúdo digital. Para que um artigo científico seja publicado, este passa por todo um procedimento de avaliação por pares cega, permitindo assim uma avaliação criteriosa, rigorosa e isenta.

O artigo está disponível no seguinte endereço: http://www.interscienceplace.org/isp/index.php/isp/article/view/871/500