Comitê se reúne para debater aumento da Governança de Tecnologia da Informação na Unifesspa

• Publicado: Terça, 10 de Dezembro de 2019, 16h30
  • Última atualização em Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 13h36

cgdNo último dia 04, o Comitê de Governança Digital (CGD) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) se reuniu, no Auditório da Unidade 3, em Marabá, para sua 9ª Reunião, com o objetivo de prosseguir com as atividades ligadas ao aumento do nível de Governança de Tecnologia da Informação da universidade.

Excepcionalmente, o diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Vitor de Castro, presidiu a reunião. Na oportunidade, fez considerações sobre a importância e o planejamento das normas e deliberações que tiveram caráter Ad Referendum, em que foram aprovadas as cinco pautas contendo os planos/normas: plano de dados abertos (PDA 2020/2022); norma de videomonitoramento; norma do SIGEleição da Unifesspa; plano atualização do parque computacional; e solicitação de alteração na norma dos sites.

O presidente informou aos membros que as ações intituladas como Ad Referendum não podem ser regra, mas um mecanismo de uso em casos urgentes. Houve, ainda, explanação realizada pelo servidor membro da equipe da DIRSI/CTIC,  Luiz Felipe de Sousa, sobre as ações realizadas para tratamentos de incidentes digitais na Unifesspa.

cgd2Os principais pontos foram: explicação sobre a Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes em Redes Computacionais (ETIR);  Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS); mecanismos de proteção à informação no âmbito da Unifesspa; mecanismos de proteção à informações utilizadas na Unifesspa; além de histórico/levantamento de incidentes.

Nas deliberações, o servidor da CGTI/CTIC, Ralfh Alan Gomes Machado, efetuou explanações sobre o que eram todas as pautas/normas e alterações, assim como quais as suas importâncias para a Instituição e onde as mesmas poderiam ser encontradas. No momento da votação, todos os pontos de pauta (normas, planos, regimentos) foram votados em conjunto (na modalidade bloco), sendo aprovados sem ressalvas.