Unifesspa realiza curso de identificação de minerais de minério para comunidade externa

• Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 15h06
  • Última atualização em Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 18h22

PedraGeólogos, agentes de órgãos fiscalizadores, professores de Geografia, pesquisadores, além de estudantes de graduação da Unifesspa participaram do curso de capacitação "Identificação de minerais de minério da região sul e sudeste do Pará", promovido pela Faculdade de Geologia da Unifesspa.

O curso fez parte do encerramento das atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão, coordenado pelas professoras Gilmara Lima e Cristiane Marques, com a participação de alunos bolsistas e voluntários. O objetivo era capacitar os participantes na identificação rápida dos minerais de minérios da região.

De acordo com a professora Gilmara Lima, o projeto surgiu a partir de uma necessidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia de capacitar agentes de órgãos fiscalizadores na identificação de minerais de minério. A demanda acabou aglutinando um projeto de extensão já existente na Faculdade, que envolve escolas públicas de Marabá.

Ao longo de 2019, foram desenvolvidas uma série de atividades, como produção de cartilhas, material didático, mapas e um kit com os principais minerais de minério encontrados na região.

A professora de Geografia, Thaiz Matos, do Colégio Militar Rio Tocantins, participa, desde 2012, de atividades em parceria com a Unifesspa e aproveitou o minicurso para melhorar ainda mais sua atuação em sala de aula. "Essa parceria da escola com a universidade é fundamental para levarmos mais informação sobre as rochas, os minerais, a importância do estudo da terra, para dentro das nossas aulas de Geografia. Com os conhecimentos adquiridos aqui a gente consegue ensinar de forma mais dinâmica e atraente. Além disso, temos divulgado os cursos no campo da Geociências para nossos alunos, destacando a importância dessas profissões na nossa região", afirmou.

A perita criminal do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Roberta Patrícia dos Santos Tavares, também destacou a contribuição da capacitação para a fiscalização na exploração mineral. “Eu vou poder multiplicar os conhecimentos adquiridos com os colegas do Renato Chaves, com métodos mais simples e rápidos para a identificação dos minerais de minérios. Muitas vezes, os minérios apreendidos na região que chegam ao Centro necessitam de análises mais simples e ágeis, como as que aprendemos aqui. Adoramos a iniciativa e essa troca de conhecimento vai facilitar ainda mais o nosso trabalho", avaliou.

O projeto de extensão, desenvolvido com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex/Unifesspa), contou com a participação da bolsista Fabiane Coutinho e dos volunários Ricardo Medina e Romário Almeida. O curso, realizado no dia 29 de novembro, no Laboratório de Mineralogia, foi ministrado pelos próprios discentes do projeto, sob a orientação e supervisão da professora Gilmara Lima.