Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

II Encontro de Professores do Parfor e o I Fórum das Licenciaturas acontece em Marabá

  • Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 10h05
  • Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2019, 10h05
  • Acessos: 2605

II Parfor 6Com o objetivo de integrar os discentes do Parfor com as atividades práticas da Universidade, promover, integrar e socializar os debates a respeito da formação inicial e continuada de professores da educação básica e compartilhar experiências na vivência escolar é que está sendo realizado o II Encontro de Professores do Parfor e o I Fórum das Licenciaturas.

O evento teve abertura oficial na manhã desta segunda-feira (11), no Centro de Convenções Carajás, em Marabá, e contou com a presença de professores da Unifesspa, discentes do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), além de professores da rede básica de ensino.

Os participantes participaram da palestra “Políticas de Formação para as Licenciaturas”, ministrada pelo professor Luiz Fernandes Dourado, Doutor em Educação e professor Titular e Emérito da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Durante a palestra, o professor explanou que são fundamentais a expansão e a interiorização da formação docente, pensando sempre nesses profissionais que vão atuar na educação básica, nas etapas e modalidades educativas, num conjunto de dinâmicas que se articulem num bom projeto formativo.

Segundo ele, é necessário estabelecer perspectivas que não abram mão da pesquisa, nem ignorem a teoria e a prática docente, resgatando experiências implementadas por estados e municípios como passos importantes no fortalecimento das ações do Parfor, em apoio às políticas de formação de professores e aos processos de organização, gestão educacional e escolar.

"O II Encontro de Professores do Parfor e o I Fórum das Licenciaturas é um evento de formação de professores muito importante. Estamos recebendo profissionais que vão estabelecer ações para melhorar o trabalho docente, conjuntamente, e entendemos que o que é produzido na Unifesspa tem que chegar à comunidade. Acontecendo isso, todos ganham", destacou o diretor da 4º Unidade Regional de Ensino (4ª URE) Cristiano Gomes.II Parfor 3

"Nós da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Unifesspa sabemos das necessidades quanto à formação e qualificação dos docentes, e apoiamos essas iniciativas, compreendendo que isso, se reflete diretamente nos alunos", disse o pró-reitor de Ensino de Graduação Elias Fagury Neto. 

"Esse encontro nos permite estreitar a relação da Unifesspa com o ensino fundamental, médio e técnico, discutindo temas que já vem sendo debatidos no Comfor. Esses temas interseccionam com a pesquisa - trabalho e formação, destacando as vivências dos docentes no processo ensino-aprendizagem. Nós precisamos entender que formação não ocorre apenas nas universidades, é também um processo que envolve as redes de ensino como o Pibid, o Programa Residência Pedagógica e a relação com os saberes docentes construídos historicamente ao longo do tempo", destacou a vice-reitora Idelma Santiago.

Pela primeira vez participando de um Encontro de Formação de Docentes, a professora Laudeci Soares, da Escola Olindo Ribeiro de Pacajá - PA, ressaltou que é um privilégio participar dessa troca de saberes e de experiências. "Nossa realidade é muito diferente de muitos professores. Trabalho numa escola com 279 alunos no Assentamento Montes Belos. Tenho 39 anos de sala de aula e estar aqui interagindo e aprofundando conhecimentos é muito importante para mim. Cada um traz sua história, seus valores e, com tudo que aprendemos, podemos aplicar em sala de aula e quem sai ganhando são nossos alunos", argumentou.

Professores Parfor"Sou aluno de Pedagogia do Parfor Unifesspa e essa troca de conhecimentos é maravilhosa. Quando recebi o convite da coordenação do evento, não pensei duas vezes. Também estou participando pela primeira vez de um encontro de formação. Desde agosto, fiz meu planejamento para estar aqui. Os 78 alunos da Escola Cristo Rei, no Assentamento Cururuí vão ganhar muito com tudo que tenho aprendido nesse encontro", disse emocionado. 

Programação

O Encontro de Professores segue até esta terça-feira (12), com a realização de debates, mesas-redondas, oficinas, exposições de trabalhos e palestras na Unidade I do Campus de Marabá.

Dia 12 de novembro (Terça-feira)

9h às 12h – Mesa 03 – Políticas de Estágio Supervisionado;

Palestrantes: URE, Semed, Unifesspa (Comfor ou Proeg);

8h às 12h: Oficinas e Minicursos Temáticos:

  • · Ler para Aprender Matemática – Prof. Dr. Ronaldo Barros Ripardo (Famat/Unifesspa);
  • · Oficina de Escrita Acadêmica: Projeto de Pesquisa - Metodologias ativas de ensino-aprendizagem para elaboração de trabalhos da esfera acadêmica, sob coordenação da Profa. Dra. Maria Christina da Silva Firmino Cervera. (Fael/Unifesspa);
  • · Minicurso: Produzindo, ensinando e avaliando a redação do Enem: Projeto de Extensão - Oficinas de leitura e produção textual, sob coordenação da Profa. Dra. Maysa de Pádua Teixeira Paulinelli. (Fael/Unifesspa);
  • · Oficina: Autorretrato – Prof. Dr. Alexandre Silva dos Santos Filho - (FAV/Unifesspa);
  • · Oficina: Um passeio pelo gênero literário “contos” na sala de aula da Educação Básica: Relação Texto-autor-leitor. Prof. Dra. Patrícia Aparecida Beraldo Romano (Fael/Unifesspa)
  • · Oficina de Cologravura – Projeto de pesquisa: Rede Arte na Escola, sob orientação Prof. Msc. Amilton Damas de Oliveira (FAV/Unifesspa);
  • · Oficina: O uso do Soroban nas quatro operações básicas da Matemática. Dra. Kátia Regina da Silva e Dra. Maria Margarete Delaia (Famat/Unifesspa);
  • · Oficina Pedagógica: A Cor da Cultura. Profa. Ma. Vanja Elizabeth Sousa Costa (Faced/Unifesspa);
  • · Oficina Pedagógica: Abayomi: valorizando a cultura afro-brasileira e africana. Profa. Ma. Vanja Elizabeth Sousa Costa (Faced/Unifesspa);
  • · Oficina Pedagógica: Práticas Pedagógicas interculturais a partir do livro paradidático PYT Mẽ KAXÊRE. Profa. Ma. Vanja Elizabeth Sousa Costa (Faced/Unifesspa);
  • · Oficina Pedagógica: A Capoeira no Currículo Escolar. Profa. Ma. Vanja Elizabeth Sousa Costa (Faced/Unifesspa);
  • · Minicurso: Violência escolar: Diversidade, Sexualidade e Direitos Humanos. Profa. Dra. Terezinha Pereira Cavalcante. (Faced/Unifesspa)

12h – Intervalo para almoço;

14h às 16h – Apresentação de trabalhos;

* Projetos de TCCs

  • · Apresentações em Mural – Local: Corredor de entrada da Unidade I;
  • · Apresentações orais – Local: Sala: 23, Unidade I;

* Extensão

15h – Resultado dos Relatórios das mesas de Políticas de Inclusão e Estágio;

19h – Conferência: A ciência e a atuação do professor de educação básica;

Conferencista: Prof. Dr. Attico Inácio Chassot;

19h30 – Encerramento.

Fim do conteúdo da página