Aula inaugural do curso de Engenharia Civil é realizada em Redenção

• Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 11h35
  • Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2019, 11h36

COMPOSIO DA MESAO dia 12 de setembro de 2019 é uma data que ficará registrada na vida dos cinquenta jovens que conseguiram ingressar no ensino superior para o curso de Engenharia Civil, em Redenção – PA. Esta é a primeira vez que o curso é ofertado no município, sendo uma parceria do convênio entre a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Lazer de Redenção-PA, por meio do Programa “Forma Pará”. Para celebrar a conquista dos aprovados foi realizada a recepção dos calouros que contou com dois momentos distintos.

Trote ecológico e entrega do kit calouro da Unifesspa

Pelo turno matutino, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer (Semec), em parceria com a Unifesspa, realizou a ação ambiental que fez parte do “Trote Ecológico” e a entrega do Kit Calouro da Unifesspa. Participaram do plantio de mudas, o secretário municipal de Educação, Cultura e Lazer de Redenção, Prof. Vanderly Moreira, a diretora do Instituto de Engenharia do Araguaia e coordenadora do curso de Engenharia Civil, Maria Elizabeth Rambo Kochhann, a coordenadora do Polo Redenção Joice Lurdes Miotto Souza e diretores da Semec, coordenadores, alunos e gestores da Escola Municipal Maria Conceição Corrêa.Aula Redex 2

“O curso de Engenharia Civil ofertado pelo IEA na cidade de Redenção é uma oportunidade de acesso ao curso superior em uma universidade pública, cujo diferencial está na qualidade do ensino, pesquisa e extensão. Tal diferencial está também no nível de qualificação dos professores que irão atuar no curso durante sua execução, visto que uma das exigências é que esses docentes devam ter no mínimo o curso de pós-graduação stricto sensu (Mestrado).

Os laboratórios que serão utilizados em Redenção estão equipados, e as disciplinas que exigem laboratórios mais bem equipados serão ministradas em Santana do Araguaia - PA. Esperamos que os 50 acadêmicos façam uma excelente experiência de ensino, pesquisa e extensão durante os 5 anos do curso”, ressaltou a Profa. Dra. Maria Elizabeth Rambo Kochhann.

A caloura Ana Maria Martins de Sousa ficou satisfeita com a oferta do curso em Redenção. "Avalio como uma oportunidade magnífica, pois fui uma das pessoas que foram às ruas pedir a Unifesspa em Redenção, e como não foi possível aqui, consegui que um curso tão incrível, possa estar na minha cidade, só posso dizer que é uma oportunidade única. Em relação ao ‘trote’ foi muito legal, mostrou uma maneira nova de receber os calouros e deixar uma mensagem à sociedade, que é cuidarmos do meio ambiente”, disse a acadêmica.

Aula Redex 2Bruno Gilberto Motta Oliveira Maia, também calouro disse que o curso é uma ótima oportunidade de aproveitamento de conhecimento para o mercado de trabalho no sul do Pará.

As mudas de Ipês foram cedidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e possibilitarão a diminuição da temperatura no terreno, tornando o ambiente mais agradável na Escola Maria Conceição, onde serão ofertadas as aulas do curso de Engenharia Civil.

Aula Magna do curso de Engenharia Civil

À noite, a turma participou também da solenidade que reuniu o prefeito de Redenção, Carlos Iavé Araújo Furtado, o secretário municipal de Educação, Cultura e Lazer, Vanderly Antônio Luiz Moreira, a representante do reitor da Unifesspa, Profª Lygia Maria Policarpio Ferreira, a diretora do Instituto de Engenharia do Araguaia e coordenadora do curso de Engenharia Civil em Redenção, Maria Elizabete Rambo Kochhann, entre outras autoridades.

A solenidade aconteceu na Escola Municipal Maria Conceição Corrêa e marcou o início das atividades da Unifesspa em Redenção, com uma acolhida especial aos novos alunos do curso de bacharelado em Engenharia Civil.

Aula Redex 1