Campus de Santana do Araguaia recebe melhoria na qualidade do serviço de internet

• Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 16h20
  • Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2019, 17h32

DSC 0232Para muitos estudantes o serviço gratuito de internet ofertado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) é o que garante melhor desempenho acadêmico, já que muitos deles não possuem esse acesso em casa.

Tendo em vista a importância desse serviço, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Unifesspa vem trabalhando para garantir a expansão e melhorar a capacidade dos links de internet, principalmente nos campi fora de sede.

No último dia 9, o CTIC realizou a ativação do link de internet com capacidade de 30 Mbps, por fibra óptica, no campus de Santana do Araguaia. Anteriormente, o campus possuía capacidade de internet de 12Mb e o serviço era ofertado via satélite.

O processo de upgrade de links de internet tem sido tratado como ação estratégica pelo CTIC, pois com o acesso à internet de qualidade a comunidade acadêmica terá uma infraestrutura de TIC que apoie as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

As dificuldades encontradas nesse processo de implantação são, em geral, relacionadas as operadoras, devido as mesmas não conseguirem atender as especificações técnicas nos padrões de qualidade exigidos pela RNP e pelo CTIC.