Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa e Uepa vão receber o XI Encontro Regional Norte de História Oral

  • Publicado: Quarta, 24 de Abril de 2019, 16h39
  • Última atualização em Quarta, 24 de Abril de 2019, 16h51
  • Acessos: 2516

História OralA Associação Brasileira de História Oral (ABHO) por meio de sua Sessão Regional Norte, em parceria com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai realizar o XI Encontro Regional Norte de História Oral, evento que ocorrerá de 13 a 16 de agosto de 2019, no Campus Sede da Unifesspa e da Universidade do Estado do Pará (Uepa) na cidade de Marabá, PA.

A temática central do XI Encontro Regional Norte de História Oral é História oral e tempo presente na Amazônia: diálogos, limites e possibilidades e objetiva produzir e promover conhecimentos, estabelecendo intercâmbio, diálogo e reflexão entre os diversos pesquisadores, os estudantes e a comunidade em geral, acerca dos estudos transdisciplinares que utilizam a História Oral em suas atividades de pesquisa e ensino. Este evento reunirá professores, pesquisadores e estudantes das mais diversas instituições acadêmicas de várias regiões do Brasil.

Para a décima primeira edição, os desafios são múltiplos. As singularidades das experiências do tempo presente emergem como força provocadora. Impelem à reflexão em diferentes perspectivas, a começar pelas relações que professores/pesquisadores de diferentes áreas mantém com a sociedade presente.

O XI Encontro Regional Norte de História Oral coloca no centro da reflexão questões/problemas que envolvem o ato narrativo sob diferentes ângulos de percepção. Em um momento em que o ensino de História se encontra sob forte ataques e ameaças, que implicações apresenta o ato de narrar o tempo a partir das disputas entorno do ensino de História? Da mesma forma, também serão objetos de reflexão os debates e desdobramentos de narrar o tempo presente a partir das experiências envolvendo as análises sobre relações de gênero e relações étnico-raciais, sobre corpos de homens e mulheres indígenas, quilombolas, ribeirinhos e camponeses, bem como sobre as distintas formas de trabalho que gestaram diferentes narrativas que concorrem para produzir um conjunto de discurso sobre a Amazônia.

Durante o evento serão problematizados os relatos que versam sobre as experiências de fronteiras que envolvem os sujeitos em condições de migrantes na Amazônia; tornam-se ações políticas de estado e são estimuladas as práticas de violência, racismo e xenofobia, que implicações impelem os professores/pesquisadores narrar os relatos de memória de homens e mulheres migrantes?

Se a ciência também vem sendo questionada, diariamente, é importante refletir sobre os fundamentos políticos e epistemológicos que instituem inteligibilidade às nossas práticas narrativas.

O XI Encontro Regional Norte de História Oral servirá também para repensar as relações com os segmentos sociais que estão nos espaços de intercessão entre os interesses acadêmicos e as demandas sociais, políticas, éticas e morais que compõem a polifonia de práticas que concorrem para a construção da chamada História do Tempo Presente.

A XI edição do encontro ocorrerá conjuntamente com o I Simpósio Nacional de Historiografia, Memória e Fontes Documentais, evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História e pela Faculdade de História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (PPGHIST-Fahist/Unifesspa). As mesas-redondas, conferências e demais atividades estarão ampliando as reflexões sobre questões cruciais a respeito dos problemas e desafios que envolvem o fazer da ciência histórica nos tempos atuais.

Para conhecer o cronograma de inscrições, basta acessar o link: https://bit.ly/2UxvOg1

Comissão Organizadora

A Comissão Organizadora do evento é composta pelo Prof. Dr. Erinaldo Cavalcanti (Coordenador – Unifesspa); Profa. Dra. Idelma Santiago da Silva (Unifesspa); Prof. Dr. Geovanni Gomes Cabral (Unifesspa); Prof. Dr. Airton Pereira dos Reis (Uepa); Prof. Dr. Jerônimo Silva e Silva (Unifesspa); Prof. Dr. Hiran Possas (Unifesspa) e Profa. Mestra Mirian Rosa Pereira (Uepa).

Confira a Programação:

Turno

Terça

(13/08/19)

Quarta

(14/08/19)

Quinta

(15/08/19)

Sexta

(16/08/19)

Manhã

UEPA

Credenciamento

Minicurso

Das 8h às 10h

Simpósio Temático

Das 10h30 às 12h30

Minicurso

Das 8h às 10h

Simpósio Temático

Das 10h30 às 12h30

Minicurso

Das 8h às 10h

Simpósio Temático

Das 10h30 às 12h30

  Almoço Almoço Almoço Almoço

Tarde

Unifesspa

 Credenciamento

 Mesa 1 (Das 14h30 às 17h)

História Oral e tempo presente: gênero e relações étnico raciais.

Profa. Dra. Antonieta Antonacci (PUC-SP)

Prof. Dr. Hiran Possas (Unifesspa)

Prof. Dr. Agenor Sarraf (UFPA)

Mesa 3 (Das 14h30 às 17h)

História Oral, tempo presente e análise documental: desafios teórico-metodológicos, éticos e políticos.

Palestrantes:

Prof. Dr. Antônio Montenegro (UFPE)

Prof. Dr. Dernival Venâncio (UFT)

Prof. Dr. Eri Cavalcanti (Unifesspa)

Mesa 4. (Das 14h30 às 16h15)

História: temporalidades e narrativas de trabalho na Amazônia

Profa. Dra. Maria Clara (Unifesspa)

Prof. Dr. Adalberto Ferreira (Unifap)

Mesa 5 (Das 16h30 às 18h)

História Oral, tempo presente e migrações na Amazônia.

Profa. Dra. Carla Monteiro (UFRR) Profa. Dra. Katia Couto (UFAM) 

         

Noite

Centro de Convenções

Mesa oficial de abertura

Das 17h às 18h

Atividade Cultural (Proex)

Conferência Abertura

Prof. Dr. Pere Petit (UFPA)

História oral e tempo presente na Amazônia: diálogos, limites e possibilidades

Das 19h às 20h

 Apresentação do PPGHIST

Das 18h às 19h

Mesa 2 (Das 19h às 21h)

História: tempo presente e ensino de história

Profa. Dra. Marieta de Moraes (UFRJ)

Prof. Dr. Mauro Cezar (UFPA)

Lançamento de livros

(Das 18h às 19h)

Apresentação audiovisual

(Prof. José Amilton)

19h às 20h

Atividade Cultural

(Proex)

Das 20h às 22h

Local: Auditório Unifesspa (Unidade III)

 Conferência Encerramento

Profa. Dra. Regina Beatriz (UFPE)

Tempo presente e relatos orais: práticas de pesquisa e desafios metodológicos

Das 19h às 20h

Local: Auditório Unifesspa (Unidade III)


 

Fim do conteúdo da página