Saúde e Segurança do Trabalho será tema de Encontro na Unifesspa nesta sexta-feira

• Publicado: Terça, 23 de Abril de 2019, 09h09
  • Última atualização em Quarta, 24 de Abril de 2019, 11h49

I ENCONTRO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO 1

A Segurança do Trabalho é o conjunto de medidas adotadas para minimizar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do funcionário. Outro benefício é a melhoria no ambiente de trabalho e nas relações entre chefia e servidores/funcionários.

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) através da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai realizar nesta sexta-feira (26), às 8 horas da manhã, o I Encontro de Saúde e Segurança do Trabalho em alusão ao Abril Verde.

O encontro abordará temáticas voltadas para prevenção de acidentes em laboratórios. O dia 07 de abril é o Dia Mundial da Saúde e o dia 28 de abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, e, por essa razão, o mês de abril foi escolhido para ser o mês de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2017 foram registrados um total de 895.770 acidentes de trabalho no Brasil, por isso, a importância da prevenção de acidentes.

Entre as temáticas que serão abordadas estão a Insalubridade e Periculosidade – ministrada pelo engenheiro de segurança do trabalho Dair Sousa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará); Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) – Ministrada pelo engenheiro de segurança do trabalho - Sandro Gava (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e Atendimento Emergencial – Ministrada pelo médico perito Lourival Sá (Instituto Federal do Pará).