II Feira de Troca de Sementes do Sudeste do Pará ocorre neste domingo

• Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2019, 14h57
  • Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2019, 15h51

cartaz Feira de troca de sementes 2019Será realizada neste domingo (14) a II Feira de Troca de Sementes do Sudeste do Pará. O evento será em Marabá, no estacionamento da VP8, em frente a feira da 28, de 7h30 às 16h. O objetivo é promover, de forma gratuita, a troca de sementes ou todo e qualquer material de propagação de cultivo de lavoura entre as famílias agriculturas da região.

A ação envolve instituições como universidades e órgãos públicos, movimentos sociais, três etnias indígenas e terá espaço para comercialização de artesanato e produtos da agricultura familiar regional cuja produção não implique no uso de agrotóxicos.

A Feira de Troca de Sementes faz parte das ações do Núcleo Interdisciplinar de Agroecologia e Educação do Campo “Valorizando as sementes tradicionais para garantir soberania alimentar na Amazônia”, de professores dos cursos de Educação do Campo e de Ciências Agrárias, e do projeto de extensão, da Faculdade de Biologia, “Implementação de um Banco de Germoplasma para Marabá e Região”, ambos vinculados à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

“Essa é uma ação que busca ser um espaço de visibilidade a estes povos da região que guardam a agrobiodiversidade da Amazônia. A feira integra um conjunto de atividades da programação da Semana Camponesa, em memória ao Massacre do Eldorado dos Carajás. Nosso papel é manter o diálogo com esses movimentos sociais que pautaram as demandas que construíram a Unifesspa que temos hoje”, destacou Amintas Lopes, um dos organizadores da Feira.

Serviço:
II Feira de Troca de Sementes do Sudeste do Pará
Dia: 14 de abril de 2019
Horário: 7h30 às 16h
Local: Marabá/PA – Estacionamento da VP8, em frente a feira da 28

Parceiros: AIKEWARA, GUARANI, GAVIÃO, MIQCB, FUNAI, PREFEITURA, FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA, EFA, MPA, CNPQ, MST, CPT, FETAGRI, CRMB, IFPA, UEPA, COMUNA CEPASP, UNIFESSPA, ASSOCIAÇÃO FLORESTA PROTEGIDA, EMBRAPA, IDEFLOR BIO