IEA: Alunos do campus de Santana do Araguaia são recepcionados na Calourada 2019 da Unifesspa

• Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 15h26
  • Última atualização em Terça, 19 de Março de 2019, 15h27

Calourada IEA 3A Calourada 2019 do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará teve início na noite da última quarta-feira (13/03), acompanhando a programação geral da Unifesspa.

O primeiro dia envolveu uma calorosa recepção com entrega de crachás e pausa para fotos. Em seguida, todos estiveram reunidos para assistir ao vídeo institucional de recepção aos calouros, organizado pela Assessoria de Comunicação (Ascom) e depois receberam as boas vindas do diretor adjunto do IEA, prof. Dr. Manolo Rodrigues Heredia, que os parabenizou pela conquista.

As atividades seguiram com apresentação dos coordenadores de ambos os cursos nas quais a Profª. Drª. Cecília Orellana Castro explanou sobre o curso de Licenciatura em Matemática e o Prof. Dr. Luís Ismael Asmat Lopes abordou sobre os aspectos do curso de Engenharia Civil. Os coordenadores prepararam uma breve apresentação com destaque para alguns documentos institucionais, perfil do egresso de cada curso e o compromisso do(a) profissional formado(a) pela Unifesspa com a sociedade.

Calourada IEA 2

Logo após, a equipe de técnicos se apresentou, destacando sua função no Instituto. A técnica Valdineia Rodrigues Lima explanou sobre o Centro de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) e algumas bolsas e auxílios que os acadêmicos podem ter acesso. Sua fala foi complementada pelo técnico Raniere de Aguiar Gonçalves que destacou as bolsas ofertadas pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex).

A técnica Lisnea de Oliveira Gomes explanou sobre o acesso à biblioteca e cadastro no sistema para a questão de empréstimos dos livros. O técnico Emisvaldo Pereira da Silva explicou sobre o acesso à internet no campus. A técnica Leila Aparecida de Souza apresentou dois principais documentos institucionais de acesso à história da Unifesspa e sobre os cursos, que são o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). O técnico Samuel da Silva Sousa abordou sobre o uso do laboratório de informática. A técnica Rivânia da Paixão de Jesus Carvalho falou sobre a secretaria administrativa e gerência do campus e a técnica Manoella Gonçalves Bazzo apresentou as redes sociais do Instituto, com destaque para o site do IEA.Calourada IEA 4

A segunda noite (14/03), seguiu a programação com uma noite de cinema e pipoca. O filme escolhido foi “Escritores da Liberdade”. A terceira e última noite (15/03) foi aberta com a fala da diretora geral do campus - Profª. Drª. Maria Elizabete Rambo Kochhann que parabenizou os presentes e deu sua palavra de incentivo e apoio, além de destacar um pouco do papel da direção no suporte aos cursos ofertados. A diretora também explicou sobre a importância do papel de cada um na solidificação da Unifesspa no município e na região.

Em seguida, houve um momento de depoimentos de alunos e alunas da Universidade. Primeiramente, alguns egressos da 1ª turma de Licenciatura em Matemática – Valdinéia Lima, Ivanete Freitas, Genaína Maciel e Gabriel Dourado, estiveram presentes dando um testemunho pessoal de suas vivências acadêmicas e incentivaram os calouros na sua caminhada universitária. Logo após, outras acadêmicas do curso como a aluna Marciane Nunes, Victoria Caroline Nascimento e Rafaela Braga também falaram um pouco de suas experiências, e, para finalizar este momento, os acadêmicos Ruan Lion Souza e Débora Lima falaram sobre sua vida acadêmica e apresentaram os projetos dos quais fazem parte e que estão sendo desenvolvidos no IEA.

Ainda, o engenheiro Me. Rodrigo Perfeito falou especialmente para os(as) calouros(as) de Engenharia Civil, com um depoimento pessoal, no qual destacou alguns pontos e observações sobre a profissão.

O evento também contou com a apresentação do projeto Clube de Física, que compõe o Laboratório de Física no IEA, realizado pelos professores Drª. Eliane Pereira e Dr. Luís Ismael Asmat Lopes. Os experimentos e materiais chamaram a atenção de todos os presentes. A noite seguiu com a apresentação cultural de vários jovens da comunidade, além de acadêmicos do Instituto.

Para finalizar, a equipe do IEA organizou um jantar, onde todos puderam se servir, incluindo calouros, veteranos e servidores. Foi um momento fraternal de entrosamento e acolhida. O evento foi coordenado pelos coordenadores de ambos os cursos do IEA, com o apoio da direção, equipe de técnicos e acadêmicos(as) do Instituto.Calourada IEA 5